Em sua primeira edição no Piauí, a Taça das Favelas reuniu cerca de 90 adolescentes em busca do sonho de se tornar jogador de futebol. Através da Central Única das Favelas no Piauí (Cufa), a competição reuniu equipes de todas as zonas de Teresina que duelaram em busca do troféu da competição, que terá sua grande final neste sábado (8).
Nesta sexta-feira (7), no Albertão, equipes jogaram e foram observadas pelo observador técnico do Corinthians, Robson Zimerman, ao lado dos dirigentes da CUFA e técnicos dos times da Anita Ferraz, Ilhotas, Promorar e Jardim Europa.
O GP1 Esporte conversou com Gil BV, dirigente da CUFA no Piauí sobre a oportunidade de realizar o evento em solo piauiense. Organizado há 15 anos, a Taça das Favelas chega na terra entre rios pela primeira vez. Para ele, o evento no estado já nasce gigante. A movimentação originada pela competição foi o que chamou a atenção do Cortinhians, que me um primeiro momento queria realizar uma peneira com os finalistas e, a partir de uma solicitação local, os times que chegaram até às quartas de final do torneio tiveram oportunidade de serem observados.
“A Taça das Favelas já existe no Brasil há quinze anos, mas aqui no Piauí ela é a primeira e já nasce gigante por que as nossas redes sociais impulsionaram muito o evento, que fez chegar no Instagram do Corinthians, foi quando eles viram a movimentação e fizeram o contato”, afirmou Gil BV. Ciente da mobilização causada pelo evento, o dirigente reiterou a importância da competição. “Como eu falei e venho falando a muito tempo, a Taça das Favelas não é só um campeonato de futebol amador, um torneio de futebol, é uma tecnologia social para formar atletas em alto nível. No momento em que a gente traz os responsáveis do Cortinhians para a captação de atletas, isso aqui deixa de ser uma peneira. Ele vê o jogo e, em quem enxergar potencial, será levado para o clube para dar continuidade as observações”, completou.
A parceria com o Corinthians se estendeu para além do relvado dos gramados. O clube paulista contribuiu com a Taça das Favelas também com arrecadação de alimentos que chegaram as famílias piauienses. O evento também distribuiu botijões de gás para as comunidades envolvidas no evento.
A final da Taça das Favelas acontece neste sábado (8), no estádio Lindolfo Monteiro. Pela final masculina Porto do Centro e Risoleta Neves se enfrentam às 15h. A decisão feminina será entre Matadouro e São João, às 14h.
Ver todos os comentários | 0 |