Agora que o Campeonato Brasileiro vai chegando ao final e as equipes nordestinas vão conseguindo direcionar suas posições na competição nacional, a Copa do Nordeste vai ganhando seus contornos mais nítidos.
As mudanças para a Copa do Mundo do Catar, especialmente a troca para que os jogos acontecessem no segundo semestre – impactaram diretamente na organização da Lampions, competição que reúne clubes do Piauí e demais estados da região. Dessa forma, com o encurtamento das datas, a fase preliminar do torneio precisou diminuir uma data.
Se antes aconteceriam três jogos entre 24 equipes, agora serão dois jogos entre 16 clubes. Havia a expectativa de que o Parnahyba e também o 4 de Julho conseguissem se classificar, o que não aconteceu. Também tinha o entendimento de que a Federação Piauiense de Futebol (FFP) manteria as mesmas três vagas da temporada passada, que funcionou da seguinte forma:
Campeão Piauiense – fase de grupos da Copa do Nordeste, Série D e Copa do Brasil
Vice-campeão: pré-Copa do Nordeste, série D e Copa do Brasil
Melhor ranqueado – pré-Copa do Nordeste
No entanto, com a Copa do Mundo, essa situação mudou completamente. O GP1 Esporte conversou com o presidente da FPP, Roberto Brown, que confirmou a redução das equipes, devido a posição do estado no Ranking Nacional de Clube, já que o Piauí ocupa a 19ª colocação, com 3.259 pontos. Dentre as 27 federações, é a última colocação entre os estados nordestinos, ficando atrás até mesmo de Sergipe, que está uma posição acima, com 5.036 pontos. Este foi o critério utilizado pela Liga do Nordeste junto à CBF. Veja o Ranking.
Ciente de que teriam que efetivamente diminuir uma data sem diminuir a fase de grupos, uma vaga foi diminuída. Os clubes iniciaram a temporada cientes disto e o Regulamento Específico da Copa do Nordeste, publicado pela Diretoria de Competições da CBF, no dia 23 de novembro de 2021, no capítulo 1 – Da denominação e participação, no Art. 2º; veja.
Entre os clubes do Piauí, o melhor colocado no ranking de times da CBF é o Altos, que está na 66ª posição. Em seguida aparecem 4 de Julho, em 84º lugar, River, na 107ª posição, Picos, em 145º, e Parnahyba, que se encontra na posição de número 215.
Desde o princípio, houve mesmo a expectativa de que tivéssemos mais vagas, mas o fator determinante, foi o futebol, demonstrando como o esporte piauiense pode dar um salto na próxima temporada se estiver bem organizado. A forma com que as competições vão se desenvolver na próxima temporada, que inicia com os estaduais, vai determinar se as vagas aumentarão ou não. Apesar de situações pendentes, como no River, a tendência é de que os clubes possam se organizar. O Campeonato Piauiense está previsto para iniciar em 11 de janeiro.
Ver todos os comentários | 0 |