A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) anunciou que um caso suspeito de flurona (influenza e covid-19), de uma paciente em Floriano, foi descartado pelo Laboratório Central (Lacen). O resultado do teste saiu nessa quinta-feira (13) e deu positivo para coronavírus e negativo para influenza.
De acordo com a Sesapi, os exames para influenza (gripe) e Covid-19 são feitos nas UPAs locais, nos municípios e as amostras coletadas são encaminhadas ao Lacen para identificação viral. A investigação laboratorial de vírus respiratórios abrange 15 vírus, dentre eles o SARS-COV-2 e o Influenza (subtipos).
Segundo a Sesapi, os sintomas das duas doenças são semelhantes: Dor no corpo; dor de garganta e febre. Como os dois vírus são respiratórios, as medidas de prevenção são as mesmas para evitar a contaminação: uso de máscara, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social.
Os casos suspeitos serão acompanhados e qualquer ocorrência que seja notificada, em relação a infecção simultânea, pelos dois vírus. A dupla contaminação tem deixado especialistas em alerta e alguns estados brasileiros possuem casos confirmados de flurona.
Ver todos os comentários | 0 |