Desde o início da pandemia da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) vem sofrendo com a queda de doações, chegando a 40%, principalmente em decorrência dos decretos de isolamento social.
Durante esta semana, o Hemopi vai necessitar funcionar em horário diferenciado devido aos decretos estaduais e municipais, que vão impor pontos facultativos e feriados antecipados. Segundo o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, o hemocentro presta um serviço essencial dentro do sistema de saúde.
“Desde o início da pandemia, a média de doações mensais caiu em torno de 40%. A demanda por sangue é constante, e como único hemocentro do Piauí, somos responsáveis por abastecer toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada. Nossas unidades reforçaram as medidas sanitárias para atender aos doadores. Todo o processo de triagem, desde a chegada do doador a uma de nossas unidades até a sua saída, foi adaptado por conta da pandemia. Todos os dias precisamos de todos os tipos de sangue em nossos estoques para atender a demanda”, explica Jurandir Martins.
Confira o horário de funcionamento até dia 2 de abril:
Teresina
26 e 27 de março – 7h15 às 17h
29 a 31 de março – 7h15 às 17h
Dia 01 de abril (quinta-Feira) – 7h15 às 16h
Dia 02 de abril (sexta-Feira) – fechado para doação de Sangue
Dia 03 de abril (sábado) – 7h15 às 16h
Hemocentros Regionais de Picos, Parnaíba e Floriano
26 de março (sexta-feira) – fechados para doação de sangue
29 de março (segunda-feira) – 8h às 17h
30 de março – fechados para doação de sangue
31 de março (quarta-feira) – 8h às 17h
01 e 02 de abril – fechados para doação de sangue
Ver todos os comentários | 0 |