Fechar
GP1

Simplício Mendes - Piauí

Simplício Mendes está há sete dias sem abastecimento de água

A assessoria da Agespisa informou ao GP1 que a falta de água estava sendo ocasionada por um problema em um poço, mas que isso teria sido resolvido no domingo (31).

Moradores de alguns bairros do município de Simplício Mendes estão há sete dias sem abastecimento de água. A situação é dramática e a prefeitura do município chegou a disponibilizar um carro-pipa, mas a água foi insuficiente para atender toda a população.

O morador Erivan Muniz, buscou o GP1 na manhã desta segunda-feira (01), informando que há sete dias está sem água em sua residência em Simplício Mendes. Ele enviou um vídeo para mostrar que não há sinais de água na torneira de sua casa.


Erivan lamentou a situação e explicou que o problema não é novo. "Parece cena repetida, mas não é”, disse. Além disso, ele reclama que mesmo diante da situação, as cobranças chegam aos moradores. “Essa palhaçada da Agespisa com os seus consumidores. Nada de água! Uma falta de vergonha, e o talão chegando para a gente pagar”, lamentou.

Segundo Erivan, após o início das denúncias a prefeitura já notificou a Agespisa da cidade, e com isso foram disponibilizados carros-pipa para fornecer água pelo município. No entanto, nem todos os bairros foram atendidos.

Erivan ressaltou ainda que esse é um problema antigo na cidade e que os moradores já tratam como normal. "Há 30 anos os moradores de Simplício Mendes sofrem com esse problema d'água. A água só vem de madrugada, então você tem que estar acordado às 2h da manhã para encher sua caixa e usar a água durante o dia. Durante o dia as torneiras não tem água direto, só através da caixa, e desde domingo [da semana passada] o problema se agravou.

Ação do Ministério Público

No dia 14 de janeiro a promotora de Justiça Emmanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo abriu procedimento para apurar denúncia contra a Agespisa por irregularidades no abastecimento de água em Simplício Mendes.

Simplício Mendes fica na região Sudeste do estado e possui 12.711 habitantes de acordo com o último censo do IBGE.

Prefeitura de Simplício Mendes

O GP1 buscou o prefeito Márcio Moura, na manhã desta segunda-feira (01), solicitando um poscionamento a respeito da situação. O prefeito confirmou o fato e diz estar trabalhando para atender a todos. Segundo ele, a prefeitura está tentando marcar uma audiência com a empresa Agespisa para esta semana, a fim de conseguir uma solução para o problema.

"Essa questão da água é com a Agespisa, mas nós quanto prefeitura nos preocupamos, porque são os moradores que sofrem. Estou em Teresina, tentando marcar uma audiência com a Agespisa ainda para essa semana. Estou tentando marcar essa audiência com o presidente da empresa para saber qual solução tomar, porque isso já é um problema antigo", informou.

Ainda conforme o prefeito Márcio Moura, durante o fim de semana carros-pipa estiveram a disposição dos moradores da cidade, mas devido a grande demanda não foi possível atender toda a população.

"No sábado e no domingo, coloquei os carros-pipa a disposição da população, e é claro que não é possivel atender a todos, mas buscamos amenizar a população", explicou o prefeito.

O que diz a empresa Agespisa

A assessoria da Agespisa informou ao GP1 que a falta de água estava sendo ocasionada por um problema em um poço da cidade, mas que isso teria sido resolvido nesse domingo (31). A empresa acredita que o problema continue apenas em casos isolados.

"Foi resolvido ontem a tarde, e as partes mais altas ainda podem ter sentido mais. Mas ontem as 14h da tarde o sistema já estava todo funcionando, a menos que seja um problema isolado na casa de algum consumidor", disse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.