A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) comunicou nesta sexta-feira (1º) que o Piauí vai dar início ao sequenciamento genético e a vigilância molecular para detectar variantes do novo coronavírus, no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen).
Conforme a Sesapi, a equipe já foi treinada para usar o equipamento que só existia nos laboratórios da Fiocruz dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco. O trabalho é uma parceira da Fiocruz, Sesapi, Lacen e Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (Ciaten).
Segundo a Coordenação de Vigilância Molecular da Rede Genoma da Fiocruz, a metodologia vai oferecer ampla cobertura de todo o genoma do vírus. De acordo com o Superintendente de Atenção Primária e Municípios, Herlon Guimarães, o sequenciador vai destacar o Piauí no cenário nacional.
“É um sequenciador de nova geração que vai destacar o Piauí no cenário nacional, uma vez que só temos laboratórios capazes de fazer esses exames em três estados do país. Quando solicitávamos, os resultados demoravam muito para chegar por causa das demandas do restante do país”, disse.
Ver todos os comentários | 0 |