O prefeito de Teresina, Firmino Filho, assinou decreto limitando o número de passageiros no transporte público e ampliando a frota de ônibus na cidade. O documento foi assinado nessa quinta-feira (20) e deve ser publicado no Diário Oficial do Município dessa sexta-feira (21).
A medida visa prevenir a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pois segundo o decreto, a aglomeração de pessoas que precisam fazer o uso do transporte coletivo representa grande risco de contaminação.
- Foto: Alef Leão/GP1Ônibus na Praça da Bandeira em Teresina
Firmino destacou que após o retorno do comércio o número de pessoas nos ônibus aumentou. “Mesmo ampliando a frota em circulação, após a reabertura das atividades econômicas, verificamos que houve um aumento no número de pessoas circulando no transporte público. Para evitar o excesso de lotação por veículo, estamos adotando novas medidas que irão reduzir os riscos de disseminação do vírus”, afirmou.
De acordo com o decreto, os ônibus só poderão circular com o quantitativo de passageiros sentados, não sendo admitida, em nenhuma hipótese, o transporte de passageiros em pé. O controle do número de passageiros deverá ser feito pelo motorista e cobrador.
As empresas serão informadas sobre as novas medidas, nessa sexta, pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e deverão fazer a adequação da frota.
O decreto estabelece ainda que as empresas que operam o sistema de transporte público devem aumentar a frota de veículos de circulação diária para atender a demanda de transporte dos passageiros.
A fiscalização do cumprimento do decreto será feita pela Guarda Civil Municipal e pelos fiscais de transporte da Strans, que serão responsáveis pela aplicação de eventuais multas previstas na lei que regulamenta Sistema de Transporte Público Coletivo Municipal.
Ver todos os comentários | 0 |