A prefeita de Dom Inocêncio, Maria das Virgens Dias, mais conhecida como Virgínia, publicou decreto de nº 36 no Diário Oficial dos Municípios de 7 de agosto, onde declara situação de emergência.
No decreto Virgínia afirmou que o município vem sofrendo com uma seca moderada, que tem provocado diversos impactos de curto e longo prazo. Ela destacou que o abastecimento de água tem sido afetado.
- Foto: Facebook/Prefeitura de Dom InocêncioPrefeita Virgínia
“Em decorrência da seca extrema que assolou o município nos últimos anos, os poços tubulares que abastecem a zona urbana e as comunidades da zona rural tiveram o exaurimento da sua capacidade de fornecimento de água”, explicou.
A prefeita disse que essa situação tem causado danos humanos, materiais e ambientais, assim como prejuízos econômicos e sociais. “Alguns mananciais de águas superficiais que atendem a população do município estão operando com baixa capacidade e algumas pequenas barragens e açudes do município não restabeleceram seus volumes de água”, pontuou a gestora.
Com o decreto a prefeita pode fazer contratações sem licitações, desde que seja para atender de forma emergencial os problemas causados pela estiagem em Dom Inocêncio. O período de emergência poderá vigorar por até 180 dias.
Ver todos os comentários | 0 |