A cidade de Teresina foi um dos destaques de reportagem da Folha de São Paulo deste domingo (5) devido as medidas que estão sendo implementadas com o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus.
A reportagem informou o nome de algumas cidades que estão se destacando no combate à doença, entre elas está a capital Teresina, que de 90 unidades básicas de saúde, reservou 23 para atender exclusivamente os casos suspeitos e confirmados da covid-19.
- Foto: Divulgação/AscomTeste rápido
Com essa medida, cerca de mil pessoas são testadas todos os dias, sendo que cerca de 27% dos testes são positivos. A Prefeitura de Teresina possui um sistema, onde todos os casos positivos da rede pública e privada são encaminhados para um grupo de enfermeiros, que monitora os sintomáticos e os contatos que devem ser testados.
Além disso, a prefeitura disponibilizou um número no WhatsApp para agendar a realização de testes nos casos suspeitos, diminuindo assim a circulação das pessoas possivelmente suspeitas.
Isolamento em Teresina
O índice de isolamento social em Teresina ficou em 53,1%, no sábado (04), segundo dados da startup InLoco. O percentual foi superior ao registrado no sábado anterior, quando 50,3% dos teresinenses ficaram em casa. O aumento é resultado do endurecimento das medidas restritivas implantadas pela Prefeitura de Teresina durante este final de semana, com o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na cidade.
Desde quinta-feira (2), a Prefeitura de Teresina intensificou as medidas de isolamento social, com o ponto facultativo dos trabalhadores do setor público. Já no final de semana, algumas atividades estão com funcionamento restrito. Desde sábado, e durante todo o domingo, poderão funcionar apenas farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação e situações comprovadas de urgências e emergências.
Situação no Piauí
Segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), divulgado na noite deste sábado (04), o Piauí passou de 762 para 784 mortes em decorrência do novo coronavírus (covid-19). O número de casos confirmados também aumentou, passando de 25.561 para 26.079. Segundo a Sesapi, foram 22 novas mortes e 518 novos casos registrados em 24 horas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Piauí chega a 784 mortes e 26.079 casos confirmados de covid-19
Brasil possui 876.359 pessoas curadas do novo coronavírus
Covid-19: Teresina registra isolamento social de 53% no sábado
Ver todos os comentários | 0 |