Os postos de combustíveis situados em BRs registraram longas filas desde as primeiras horas da manhã deste sábado (04) em Teresina. Conforme decretos do governador Wellington Dias (PT-PI) e do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), apenas os estabelecimentos localizados em BRs estão autorizados a funcionar, os demais tiveram que fechar e só reabrirão na próxima segunda-feira (06), como medida para conter a proliferação da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
No final da tarde de hoje, o GP1 flagrou uma dessas situações em um posto na BR 343, na saída de Teresina, em direção a cidade de Altos. Lá, muitos motoristas formaram filas para abastecer.
Essa situação tem se repetido em todos os finais de semana com a adoção de medidas de isolamento que abrangem também serviços considerados essenciais, a exemplo dos supermercados que a exemplo da semana passada ficaram lotados, provocando grandes aglomerações.
Medidas
As medidas de isolamento mais rigorosas têm sido adotadas para aplacar a curva de contaminação do novo coronavírus. O objetivo é iniciar na segunda-feira (06) a primeira etapa de flexibilização de alguns setores da economia, suspensos desde março devido ao avanço da covid-19 no Estado.
Protocolo do Governo do Estado
Wellington Dias apresentou os protocolos específicos que devem ser seguidos por cada um dos três setores da economia que vão reabrir no Piauí a partir do dia 06 de julho: construção civil, estabelecimentos de saúde e serviços automotivos. Os regulamentos foram publicados no Diário Oficial nesta quinta-feira (02).
Cada empresa só poderá retomar suas atividades se seguir o protocolo correspondente a sua área de atuação, que contém medidas de prevenção e controle da disseminação do novo coronavírus (covid-19).
Construção civil
Foram editados três protocolos para esse setor, um para a Indústria da Construção Civil, um para Indústria de Transformação de Materiais de Construção, outro para Indústria de Transformação de Máquinas e Equipamentos. Um ponto em comum que deverá ser adotado por cada um deles é a definição de turnos diferenciados de trabalho, evitando aglomerações nos postos de trabalho.
Serviços de saúde
O Governo do Estado elaborou nove protocolos específicos: atendimento em consultórios e clínicas médicas; clínicas e consultórios de odontologia; serviços de fisioterapia; serviços de psicologia; serviços de fonoaudiologia; serviços de nutrição; serviços de laboratório; atendimento em clínica de radiodiagnóstico médico; e serviço social. Todos esses serviços deveram limitar o acesso aos estabelecimentos, obedecendo o distanciamento de pelo menos 4 metros entre cada paciente.
Serviços automotivos
Para esse setor, foram definidos dois protocolos, um para o comércio e reparação de veículos automotores e outro para o transporte de passageiros. A Comercialização de veículos automotores deve seguir regras que evitem aglomeração, como distanciamento de 2 metros, marcações no chão ou sinalização com fita de isolamento suspensa para manter distanciamento entre os clientes e entre estes os funcionários, atendimento individual (sem acúmulo de pessoas da mesma da família para efetivar a comprar do veículo), ou acesso restrito e agendado previamente.
Em relação ao transporte de passageiros, deverá ficar disponível aos usuários de ônibus, metrôs, vans, táxi, serviços de aplicativos, entre outros, informações de forma clara e de fácil acesso sobre as medidas preventivas contra o novo coronavírus, como higienização adequada das mãos com água e sabão ou sabonete líquido e, alternativamente, com álcool gel 70%, e etiqueta respiratória e uso da máscara de proteção facial.
Protocolo da Prefeitura de Teresina
De acordo com Firmino Filho, a partir do dia 06 de julho poderão funcionar, com restrição rigorosa, vestuário e acessórios, construção de edifícios, serviços especializados para construção, móveis, materiais elétricos, dentre outros.
Já o comércio de veículos e motocicletas e o comércio de peças e acessórios novos para veículos e motocicletas somente poderão funcionar a partir do dia 13 de julho.
Categorias C e D
Os setores liberados para funcionar no dia 6 de julho estão inseridos na categoria de "Restrição C – Rigorosa", ou seja, somente poderão funcionar com 50% dos funcionários, 4 dias por semana, 6 horas por dia e ocupação máxima do espaço de atendimento ao público de 1 pessoa por 4m².
Os comércios varejista e atacadista de materiais de construção estão incluídos na categoria de "Restrição D – Delivery/Drive-Thru", e poderão abrir no dia 6 de julho com 50% do quadro de funcionários, mas com funcionamento apenas com entregas a domicílio ou busca na porta/ calçada/estacionamento do estabelecimento. Já a partir do dia 13 de julho eles poderão funcionar na categoria C - Rigorosa.
Confira abaixo os setores que poderão abrir a partir do dia 6 de julho:
Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Agricultura
Produção florestal.
Indústria de transformação
Vestuário e acessórios;
Impressão e reprodução;
Minerais não metálicos e produtos de metal.
Construção
Construção de edifícios;
Obras de infraestrutura não estabelecidas no decreto nº 19.548/20 e serviços especializados para construção.
Indústria Extrativa
Extração de minerais não-metálicos;
Indústria de Transformação
Madeira;
Borracha e plásticos e metalurgia.
Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos;
Materiais elétricos e móveis.
Atividades profissionais, científicas e técnicas
Serviços de arquitetura e engenharia, testes e análises técnicas;
Atividades jurídicas, de contabilidade e auditoria.
Comércio de materiais de construção
Comércio varejista de materiais de construção;
Comércio atacadista de materiais de construção.
Confira abaixo os setores que poderão abrir a partir do dia 13 de julho
Comércio de veículos e motocicletas;
Comércio de peças e acessórios novos para veículos e motocicletas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington Dias divulga protocolos específicos para retomada das atividades
Veja setores da economia que vão reabrir a partir de 06 de julho em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |