Estudantes do curso de medicina da Faculdade Facid Devry, localizada no bairro Horto, na zona leste de Teresina, pediram nesta quarta-feira (06) para que a instituição de ensino superior diminua o valor das mensalidades que chegam a superar R$ 7.500, mesmo no período de pandemia do novo coronavírus – Covid-19.
Por meio de um documento, membros do Time Nacional de Educação da Federação Internacional dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil-FACID) pediram para que as mensalidades sejam reduzidas devido a situação de isolamento social, onde os alunos não estão utilizando os recursos disponibilizados pela instituição.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Facid
“Podemos observar também que os alunos reduziram a utilização dos recursos disponibilizados pela instituição: além da não utilização dos espaços e gastos físicos, também é de extrema relevância comentar que as aulas práticas estão suspensas e que há um prejuízo notório no cronograma acadêmico quando isso acontece, ou seja, não estamos recebendo pelo produto contratado, principalmente os alunos do ciclo clínico e do internato. Sobre este último, encontramos uma situação ainda mais ultrajante, visto que os alunos pertencentes ao quinto e ao sexto ano do curso de Medicina, em sua total ou quase total conjuntura, possuem aulas práticas”, destaca o documento.
Ainda conforme o documento, existe a necessidade de algumas aulas serem canceladas temporariamente, pois o período de pandemia exige que a instituição se adapte a realidade financeira dos alunos contratantes do serviço.
“Assim, é evidente a necessidade dessas aulas serem canceladas temporariamente devido à pandemia de coronavírus, mas ao mesmo tempo é necessário convir com a realidade e o bom senso e a adaptar esse fato real a realidade financeira do contratante, ou seja, se o serviço contratado não está 100% de acordo com o esperado deve-se, independente dos motivos necessários para o cancelamento de tais aulas, recompensar isso de alguma forma para evitar maiores injúrias entre as partes”, ressaltou o documento.
Federação Internacional dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil-FACID) ainda assegurou que vai acompanhar as ações a instituição e estarem alinhados ao PROCON, ao Ministério Público, à OAB, à Defensoria Pública, aos consumidores, aos alunos e pais de alunos diante dessa situação.
Outro lado
A assessoria de comunicação e a Faculdade Facid Devry não foram localizadas pelo GP1.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Covid-19: prefeito Firmino Filho admite adotar lockdown em Teresina
Piauí é o 2º estado do Nordeste com menos mortes por covid-19
Ver todos os comentários | 0 |