O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), criticou nessa segunda-feira (30) o Governo do Piauí pelos atrasos no repasse do cofinanciamento da Atenção Primária e dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) que são geridos pelos municípios.
Segundo Firmino, a Prefeitura de Teresina está sem receber do Governo cerca de R$ 30 milhões que iriam ajudar na gestão dos hospitais. Ele ainda criticou o fato de alguns municípios estarem com mais atrasos que outros.
- Foto: Alef Leão/GP1Prefeito Firmino Filho
“São cerca de R$ 30 milhões, é um recurso bastante significativo, Teresina sofre e os demais municípios também. O próprio Tribunal de Contas de Estado divulgou uma auditoria que mostra não só o profundo atraso, como também que os municípios estão sendo tratados de forma diferenciada, tem municípios com 8 meses, 19 meses e outros com 25 meses de atrasos. É difícil entender porque uns estão mais atrasados que outros. Então esse tipo de atitude pouco republicana deve ser combatida pelo próprio Tribunal de Contas e Ministério Público”, destacou.
Firmino Filho explicou que na semana passada houve um encontro com o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, e que não conseguiram chegar a um acordo em relação a situação.
“Há uns três a quatro dias atrás ocorreu uma reunião com o Rafael Fonteles e não há nenhuma perspectiva para a solução do cofinanciamento. Tive contato com o presidente da APPM, o prefeito Jonas, e ele está buscando um entendimento via Ministério Público, que inclusive tem uma ação em andamento e a gente espera que esse diálogo possa produzir algum tipo de solução”, afirmou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Médicos paralisam atendimentos após atrasos salariais no Piauí
Promotor denuncia Florentino Neto por atrasos em repasses a hospitais
Wellington Dias anuncia medida para garantir repasses da Saúde
Ver todos os comentários | 0 |