Por irregularidade na execução de diversas obras iniciadas na última gestão, a população buritiense está sendo prejudicada e o município de Buriti dos Lopes-PI está impedido desde 2017 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de pactuar novas obras e receber novos investimentos através do Plano de Ações Articuladas –PAR.
Praticamente todos os municípios do Piauí que aderiram a obras no PAR apresentam algum tipo de irregularidade que podem advir da execução da obra e do acompanhamento no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC).
- Foto: Divulgação/AscomObra inacabada em Buriti dos Lopes
No caso de Buriti dos Lopes o único impedimento são as obras inacabadas e inauguradas pela gestão passada, em especial a Creche Modelo tipo B- Vovó Florize, inaugurada em 30 de dezembro de 2016, penúltimo dia de mandato da gestão anterior, e que se encontra com 49 inconformidades na execução que vão de falhas quanto a alvenaria especificada, desconformidades com o projeto a ser executado até tubulações de gás, entre outras diversas.
- Foto: Divulgação/AscomGestão passada deixou obras inacabadas em Buriti dos Lopes
A atual gestão desde que assumiu o governo vem buscando as medidas legais quanto a correção dessas inconformidades que ainda travam o município de receber recursos via PAR e utilização da creche pelas crianças do município. Outro fato que impede a liberação da obra para as crianças é a denúncia do Ministério Público do Estado do Piauí contra as empresas que executaram obras na cidade e que levou à prisão pelo GAECO do ex-prefeito da cidade Bernildo Duarte Val e de seu irmão, o engenheiro Juscelino Duarte Val por serem acusados de diversos crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa, fraudes em licitações etc. e que agora se tornaram réus no processo.
Depois de idas à Brasília na busca de orientações junto ao FNDE, o atual prefeito Júnior Percy, juntamente com sua equipe está conseguindo aos poucos justificar e sanar as pendências de algumas obras, em especial a da creche, e tão logo sejam concluídas, possa de fato entregá-las à população e assim liberar o Município para novos investimentos através do PAR.
Ver todos os comentários | 0 |