Acontece até esta quarta-feira (29), em Teresina, o Sesc Mostra de Artes - Fórum Regional Sesc Nordeste das Artes. O evento está sendo realizado no Auditório José Alves Filho, no prédio do Senac da Avenida Campos Sales.
O projeto visa difundir, estimular e valorizar a produção artística e cultural dos estados do Nordeste, por meio de ações formativas e de fruição e tem o objetivo de criar condições que possibilitem a produção artístico-cultural para que ela se torne um real instrumento de transformação dos indivíduos e da sociedade.
Ana Lúcia, diretora da divisão de programas sociais do Sesc, é para todas as pessoas que têm interesse pela cultura. “O evento é sobre a cultura em várias temáticas voltadas para a cultura, sustentabilidade, economia criativa, cultura digital, e os debatedores são palestrantes que já participaram dos fóruns locais nos outros estados, tem palestrante da Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, de todos os estados”, afirmou.
Para o analista em música do departamento nacional do Sesc, Gilberto Figueiredo, o projeto surgiu de uma necessidade de realizar ações em culturas pela rede Sesc, que está presente nos estados da região Nordeste.
Ele explicou ainda que o evento do Sesc teve com inspiração o Amazônia das Artes: “É uma necessidade de voltar o olhar para a produção do artista nordestino, em termos de modelo de projetos a inspiração vem do projeto Amazônia das Artes que reúne os estados da Amazônia legal e que desenvolvem ações que têm como objetivo o desenvolvimento da produção cultural na Amazônia”, declarou.
“Quando os estados do Nordeste criam o projeto Nordeste das Artes eles se inspiram no Amazônia das Artes, mas desenvolvem uma metodologia própria que tem um foco maior nas ações formativas do artista e que tem um olhar voltado para a produção de um Nordeste que é pouco fomentado pelos meios de fusão da cultura”, explanou, Gilberto.
Márcio Marciano, dramaturgo paraibano que vai palestrar esta noite, explanou sobre o que vai ser a sua palestra. “Vou falar um pouco da minha experiência como dramaturgo e diretor, mas a partir do enfoque do fórum que é trabalhar o pensamento de poéticas identidárias, como você traduz poeticamente esse discurso identidário, essa busca de um espaço de fala legítima a partir de várias minorias, como você pode traduzir isso poeticamente em cena”, expôs.
Confira abaixo a programação:
Dia 28/05/2019 - Terça - feira
Horário: 14h às 21h45mim
PAINEL 03: Hábitos e práticas culturais na região Nordeste;
PAINEL 04: Representatividade, poéticas identitárias na produção artísticas e nos públicos;
Palestrantes: Rita Ferreira de Aquino - BA , Jairo Gomes Araújo – PI, Prof. Cosme Rogério Ferreira – AL, Marcio Luiz Marciano – PB.
Dia 29/05/2019 - Quarta - feira
Horário: 14h às 21h45mim
PAINEL 05: Cultura Digital, Juventude e Redes de Convivência;
PAINEL 06: Formação e profissionalização do artista;
Palestrantes: Profª Drª. Lilian Carla Muneiro- RN, Hacker, Consultor especialista em Políticas Digitais, Uiraporã Maia do Carmo - CE , Drª Gisele Soares de Vasconcelos – MA, Profª. Drª. Raquel Viana Gondim – CE
Público Alvo: Técnicos de cultura e gerentes de unidades do Sesc, artistas, gestores de instituições culturais e educativas, produtores, críticos de arte, curadores, pesquisadores, comerciários e seus dependentes e todos aqueles que se interessem por arte e cultura.
Vagas: 150
* Haverá entrega de declaração com carga horária de 24h para os participantes que frequentarem até 75% das atividades.
Informações: 3230 – 9910
Ver todos os comentários | 0 |