A Câmara Municipal de Teresina iniciou suas atividades nesta terça-feira (05). A solenidade de abertura do ano legislativo de 2019 ocorreu no Plenário Vereador José Ommatti. Durante o evento, o presidente da casa, Jeová Alencar (PSDB), destacou que a pauta principal discutida no ano será a mobilidade urbana.
A solenidade contou com a presença dos 30 vereadores da Câmara e do prefeito Firmino Filho, que realizou a leitura da mensagem. Jeová revelou que, em 2018, foram realizadas 131 sessões ordinárias, recorde em 43 anos. O vereador também pontuou sobre o aumento da transparência nas atividades legislativas com o trabalho da TV e Rádio Assembleia. Agora, ele ressaltou que a meta é continuar os trabalhos.
“São 29 vereadores que tem esse compromisso com a cidade e a gente espera que esse ano seja um ano de muito trabalho e muitos desafios. As nossas prioridades são muitas, essa casa é uma casa pluripartidária, com 29 vereadores, em que cada um representa um segmento e, ao mesmo tempo, a cidade cresce, cresce os problemas e a Câmara é a ressonância da sociedade, é o palco das discussões de todos os projetos, de todos níveis”, ressaltou Alencar.
O presidente da Câmara contou também que, além da mobilidade urbana, outras pautas prioritárias serão discutidas em 2019 devido ao crescimento do município. “Mobilidade urbana. Já vem sido discutido há um bom tempo e não tenho nenhuma dúvida que continuará. A questão da saúde é central também. A cidade cresceu, os problemas têm aumentado e não tenho nenhuma dúvida que será uma das pautas de discussão”, mencionou.
Também esteve presente no evento, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado Themístocles Filho, que também já foi vereador de Teresina durante os mandatos de três ex-prefeitos da Capital, Jesus Tajra, Freitas Neto e Wall Ferraz. O parlamentar destacou a parceria da Câmara e da Alepi, principalmente no aspecto de comunicação e na relação com os vereadores.
“A parceria tem com a Câmara é a respeito de televisão, de emissora de rádio, é de divulgação dos atos, dos projetos dos vereadores e amizade que eu tenho com todos os vereadores aqui na Câmara. O MDB tem dois vereadores e até os vereadores que não são do MDB eu tenho uma boa convivência”, afirmou o deputado.
O vereador Dudu (PT) explicou que ainda será analisado e discutido o sistema de transporte público da Capital. “Não podemos permitir que ano após ano nós tenhamos essa celeuma na nossa cidade e veja que agora complica. De um lado a prefeitura diz que os empresários devem a ela mais de R$ 50 milhões, do outro lado os empresários alegam que a prefeitura deve mais de R$ 20 milhões e quem é que está sofrendo? Exatamente a parte mais vulnerável da sociedade, os trabalhadores do sistema, cobradores, motoristas e o povo, que é quem paga o salário do prefeito Firmino, do vereador Dudu e de todos nós. A população está a mercê de um péssimo serviço de transporte público, de umas tarifas mais caras que eu, inclusive, estou questionando na Câmara”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |