Em missa solene realizada na noite desta sexta-feira, 27 de dezembro, a Diocese de Picos ordenou dois novos diáconos. Marcos Vinicius Rocha Araújo, advindo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina e Vanderlan da Silva Félix de Lima, fruto da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itainópolis.
A cerimônia de ordenação foi realizada às 19 horas na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, presidida pelo bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada por quase a totalidade dos padres da Diocese de Picos.
- Foto: José Maria Barros/GP1Dom Plínio preside ordenação dos dois diáconos
Centenas de fiéis lotaram as dependências da Catedral de Picos para acompanhar a missa solene, que contou com o rito próprio da ordenação de diáconos, começando pela apresentação dos candidatos e passando pela imposição das mãos, entrega dos livros do Evangelho, agradecimentos dos ordenados e leitura da ata.
- Foto: José Maria Barros/GP1Católicos acompanham a celebração
Caravanas de várias cidades vieram a Picos participar da missa de ordenação dos dois novos diáconos, sendo que em maior número de Bocaina e Itainópolis.
- Foto: José Maria Barros/GP1Vanderlan Silva e Marcos Vinicius são ordenados diáconos
Diaconato
Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os outros dois são o presbiterato e o episcopado, portanto, diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja.
As mãos lhes são impostas para o ministério e não para o sacerdócio. Com a ordenação o diácono deixa sua condição de leigo e passa a fazer parte do clero. Esse Sacramento imprime caráter, que o faz diácono por toda a eternidade. Não há como retroceder.
Na Liturgia Eucarística, o diácono tem funções próprias: servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Deve, ainda, incentivar a participação correta e efetiva da assembleia na Divina Liturgia.
Ver todos os comentários | 0 |