O governador Wellington Dias (PT) e o senador Ciro Nogueira (Progressistas) visitaram, no início da tarde desta sexta-feira (6) o local onde irá funcionar a unidade de referência em alta complexidade materno-infantil, a Nova Maternidade do Piauí, localizada na Avenida Presidente Kennedy, na zona leste de Teresina, próximo ao colégio CEV.
As obras já iniciaram e serão investidos R$ 83 milhões com recursos de emendas dos deputados federais Assis Carvalho (PT) e Iracema Portella (Progressistas), e ainda do Tesouro Estadual. O governador Wellington Dias destacou o trabalho dos parlamentares para a liberação desses recursos e a grande melhoria que essa obra terá para o estado.
“Eu registro emendas de parlamentares da deputada Iracema, do deputado Assis Carvalho. Destaco aqui a atuação do senador Ciro, da senadora Regina. O senador Ciro com essa presença muito forte junto ao Ministério da Saúde permitindo a liberação dos recursos. Resultado: nós temos hoje uma maternidade com capacidade para 65 leitos. Agora somando todos os leitos vamos chegar a algo como 275 leitos. Vamos poder ter um hospital materno-infantil. Poder atender a gestante após o parto e também o bebê numa situação muito melhor”, afirmou o governador.
Wellington Dias afirmou que a obra deverá demorar três anos para ser concluída. “Não é só um prédio com arquitetura bonita, mas é uma estrutura adequada para salvar vidas, para trazer pessoas à vida, para garantir nessa área materno-infantil o que há de mais moderno, de mais destacado no Brasil. Então eu comemoro. É um investimento grande, nós temos uma previsão para 36 meses, mas graças a Deus a obra iniciou e temos os recursos e com recursos da União e do Estado, se Deus quiser vamos completar essa obra”, destacou.
Já o senador Ciro Nogueira destacou o fato da obra está sendo realizada com a ajuda da bancada federal. “Essa obra é fundamental para a saúde de Teresina, parabenizo também o papel do nosso secretário Florentino Neto que tem trabalhado incansavelmente para que essa obra saísse do papel. Nos cabe como senador da República buscar mais rapidamente que os recursos estejam na conta para que essa obra tenha prosseguimento. Parabenizo aqui também a deputada Iracema e o deputado Assis que colocaram os recursos para que o governador pudesse fazer essa importante obra para a saúde da mulher piauiense”, pontuou.
Somente em UTI adulta, serão 20 unidades, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê. Portanto, serão 105 leitos para tratamento intensivo.
Ver todos os comentários | 0 |