No último dia para regularizar o título de eleitor, os teresinenses relatam dificuldades e demora no Fórum Eleitoral de Teresina, localizado no centro da Capital.
A auxiliar de serviços gerais, Marisa Carneiro está na fila desde as 6h15 da manhã. “Eu estou aqui com meu filho, vou sair para trabalhar e deixar meu filho aqui. Não sei que horas ele vai sair, pois ele ainda tem que ir para a escola à tarde. Ele vai tirar o título de eleitor pela primeira vez e já estamos há bastante tempo aqui, pelo visto ele vai acabar ficando a tarde toda. Mas como sempre, brasileiro deixa tudo para última hora”, disse.
A estudante Viviane Nascimento, de 20 anos, admitiu que deixou tudo para última hora. “Cheguei por volta de 6h40 e estou aqui até agora. Hoje eu vou transferir meu título e regularizar, pois está cancelado. Eu pensava que estava tudo regularizado, mas me dei conta que não estava, por isso que tive que vir de última hora”, afirmou.
O juiz João Bittencourt, da 98ª zona eleitoral, explicou os procedimentos que podem ser realizados hoje. “Existem vários procedimentos que podem ser feitos, como a emissão do título. Para isso, aqueles que tem entre 16 e 18 anos devem trazer a original e cópia do registro de nascimento e do comprovante de residência. Para quem é maior de 18 anos, deve trazer o documento oficial com foto e o certificado de alistamento militar e o comprovante de residência, a fotocopia e original”, afirmou.
“A segunda hipótese é quem deseja fazer revisão. Por exemplo, alguém que era casado e se divorciou e precisa comprovar isso, então deve vir. Quem não tem urgência para revisão desse tipo, como mudança de endereço dentro da mesma cidade, deve fazer essa revisão somente em novembro. O cadastro vai ser fechado hoje, mas será reaberto no fim do segundo turno, em dezembro e ficará assim até as outras eleições, em 2020. Já a emissão da segunda via, pode ser feita até 10 dias antes da eleição”, continuou João Bittencourt.
Segundo o juiz, há também outros dois casos que podem ser resolvidos hoje. “O terceiro ponto é com relação a transferência de domicílio. Aquele eleitor que está morando em Teresina, mas morava em outro município. Essa pessoa tem que trazer os documentos pessoais e o título de eleitor, além do comprovante de domicilio. Também devem vir as pessoas que não votaram nas últimas eleições”, completou.
Ainda segundo o juiz, pelo menos 1.505 pessoas já foram atendidas no fórum, mas podem se direcionar para outros pontos de Teresina. “A maior parte do atendimento fica aqui no prédio, onde o atendimento segue até às 19h. No entanto, também estão sendo realizados atendimentos no Espaço Cidadão, no Shopping Rio Poty e no Centro de Cidadania, no Show Auto Mall, na Avenida João XXIII”, finalizou.
O primeiro turno das eleições 2018 está marcado para o dia 7 de outubro e o segundo turno, se houver, será no dia 28 do mesmo mês. Sem o título de eleitor, o cidadão fica impedido de votar, emitir passaporte, se inscrever em concursos, pedir empréstimo e até se matricular em uma instituição pública.
Ver todos os comentários | 0 |