A Águas de Teresina apresenta à cidade o ‘Água Legal’, programa que visa o desenvolvimento cidadão da relação entre a empresa e os usuários. Ações de fiscalização, substituição e instalação de hidrômetros, recadastramento e combate à inadimplência, que vem ocorrendo em fase de testes, serão intensificadas. Tais medidas permitem que, de modo sustentável, o atendimento à população seja eficiente.
“Queremos estabelecer uma relação equilibrada entre empresa e consumidor, reforçando as vantagens de estar em conformidade em termos de prestações dos serviços e consumo consciente. Estar em dia é legal e responsabilidade de todo cidadão, que dispõe de direitos e deveres”, afirmou Italo Joffily, diretor-presidente da Águas de Teresina.
Com o Água Legal, o usuário terá a oportunidade de atualizar os dados junto à empresa, consumir água do jeito certo, sem desperdícios e de forma regular, além de pagar pelo consumo real, com o medidor marcando exatamente o volume de água consumido. A empresa facilitará ainda a negociação para aqueles que estão em débito e atuará na fiscalização, de modo que a cidade não seja prejudicada com ocorrências e intervenções indevidas ao sistema de água e esgoto.
- Foto: Divulgação/AscomÁguas de Teresina lança ‘Água Legal’ e conta com apoio da população
Para chegar a esse modelo, todo o material e processo referente ao programa Água Legal foi submetido ao Ministério Público Estadual, Procon, Defensoria Pública do Consumidor, Juizados Especiais e à Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) que fiscalizam e acompanham a atuação da Águas de Teresina.
Além de apresentar os procedimentos de tais frentes de trabalho, a empresa solicitou que os órgãos apresentassem propostas para a melhor realização das atividades. Agora, a Águas de Teresina inicia a ampla divulgação junto aos usuários. “Somos pautados pelo diálogo, respeito e transparência. Para o sucesso dessa relação, pedimos o apoio dos teresinenses, para que facilitem o acesso de nossos colaboradores, prestem as informações solicitadas e que mantenham hábitos conscientes no uso da água, sem desperdícios, de maneira regular”, frisou o diretor.
Como vai funcionar?
Parte da dinâmica da campanha Água Legal consistirá em visitas aos imóveis por colaboradores da empresa devidamente uniformizados e identificados. Com o recadastramento, a Águas de Teresina pretende atualizar e complementar o cadastro que a concessionária já possui. Será possível, por exemplo, estabelecer comunicação direta com os clientes, por meio de diferentes canais, como e-mail, telefone celular e mensagem de texto.
No programa, a empresa reafirma a sua política de bom atendimento, buscando sempre o melhor caminho para que o cliente esteja satisfeito e em dia com a Águas de Teresina. Exemplo disso são as oportunidades disponíveis para quitação de débitos. Para que o parcelamento seja efetuado, serão obedecidos alguns critérios, informações essas disponíveis nas lojas e nos demais canais de atendimento.
Quanto a medição do consumo de água, a empresa atuará na instalação e substituição dos hidrômetros na cidade. A troca é necessária para tornar o sistema de abastecimento de água mais moderno, eficiente e sem desperdícios. “O hidrômetro é um equipamento mecânico, que sofre desgaste com o passar do tempo. A vida útil, estimada, desse aparelho é de 5 anos. Já chegamos a encontrar hidrômetros em Teresina com até 24 anos de instalação, que não marcavam o consumo de água”, explica.
Ao todo, 60 mil equipamentos serão substituídos na capital. Outros 12 mil devem ser instalados onde não há medição. A instalação é feita gratuitamente pela Águas de Teresina, sempre por profissionais uniformizados e identificados. Os aparelhos têm o lacre do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). O aparelho ficará sob a responsabilidade do consumidor, devendo este informar a empresa qualquer situação relacionada à violação ou dano.
A fiscalização focará na verificação in loco de inconsistências, a exemplo da auto- ligação, quando o cliente intervém no sistema sem autorização, após o corte; além da investigação de ocorrências, como ligações de água e esgoto sem autorização e conhecimento da empresa. Para isso, foi criada a Comissão de Recuperação de Perdas, com procedimentos acompanhados pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete). Será possível fazer denúncias anônimas via canais de atendimento.
“Hoje, a capital do Piauí é a última colocada, entre as capitais do Nordeste, no ranking do saneamento básico. Reforçamos nosso compromisso de fazer de Teresina referência em saneamento. Para alcançar essa meta, precisamos do apoio dos teresinenses, pois somente assim conseguiremos assegurar os benefícios e avanços, com a eficaz aplicação de todas as fases desse processo”, destaca Joffily. Vale ressaltar que as ações abrangerão toda a área urbana, gradativamente.
Todos os canais de comunicação da empresa estarão alinhados e à disposição da população em caso de dúvidas. Gratuitamente o cliente pode ligar no 0800 223 2000. Também estão disponíveis o 115 e Whatsapp (98124-3199), além das sete lojas para o atendimento presencial. A Águas de Teresina está presente nas redes sociais divulgando todos os detalhes do Água Legal. Basta acompanhar pela página no Facebook e perfil no Instagram e Twitter.
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