Nesta quarta-feira (09) e quinta-feira (10), aconteceu a eleição da nova diretoria do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) para o biênio 2018-2020. Em Teresina, as votações foram realizadas na ADUFPI (Associação dos docentes da Universidade Federal do Piauí), localizada na zona leste.
Uma confusão entre estudantes e a comissão eleitoral tumultuou a votação na tarde desta quinta na associação. O presidente da ADUFPI e da Comissão Eleitoral, professor Jurandir Lima, explicou o que aconteceu: “O regimento diz que não pode ficar nem os candidatos e nem pessoas fazendo boca de urna dentro da seção eleitoral, eu só fiz, na condição de presidente da Comissão Eleitoral, tão somente aplicar o regimento, e os estudantes, que não é pleito dos estudantes, é uma associação dos professores e a eleição é para o sindicato nacional de professores, que são apoiadores de uma das chapas, apoiado por alguns professores, se recusaram a sair do ambiente da seção eleitoral”, relatou.
- Foto: Wanessa Gommes/GP1Eleição do ANDES-SN
Jurandir contou ainda que foi necessária a presença da Polícia Militar: “Os estudantes alegaram que não sairiam do ambiente e estavam tumultuando a seção eleitoral, a gente chamou as forças de Segurança Pública para assegurar a isonomia do pleito, a segurança da seção e para de fato retirar os estudantes”, explicou.
“Não é pleito de estudantes, os professores não vão ao DCE fazer discussão, ocupar espaço dentro do DCE, então os estudantes também não podem vir à sede do nosso sindicato e atuar de forma truculenta, desrespeitosa querendo pautar as nossas ações e toda vez que for necessário, dentro das normas, nós vamos agir dessa forma com toda tranquilidade e com toda firmeza”, garantiu Jurandir.
O resultado da eleição deve ser divulgado na próxima segunda-feira (14). Duas chapas disputam o pleito: “Chapa 1 – ANDES Autônomo e de Luta” e a “Chapa 2 – Renova ANDES”.
Ver todos os comentários | 0 |