A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) entregou, em solenidade nesta quinta-feira (18), na Casa de Custódia de Teresina, 132 novas pistolas calibre .40 e dua mil unidades de munições a agentes penitenciários.
Segundo o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, no total, 500 pistolas foram adquiridas e estão sendo entregues aos agentes da capital e interior do Estado. A solenidade marcou a comemoração ao Dia do Agente Penitenciário do Piauí, que é lembrado no dia 18 de Janeiro. Com o novo armamento, os agentes recebem mais de 600 novas armas, desde 2015, bem como munição, equipamentos de proteção individual e viaturas.
“Nós estamos entregando a partir dessa data mais de 500 pistolas individuais para os nossos servidores, fora os demais equipamentos. Estamos avançando, consolidando um modelo de gestão democrático e participativo. Esse equipamento reforça a segurança individual do servidor e permite também, em caso de motim e outras conturbações, que eles possam usar, nos termos da lei, o uso gradativo da força, incluindo uso de arma de fogo”, afirmou Daniel Oliveira
Na oportunidade, o secretário de Justiça anunciou a construção da sede da Academia de Formação Penitenciária do Piauí (Acadepen), pois o prédio onde a sede funciona, atualmente, é alugado. “Estamos anunciando hoje os estudos para a construção da nova sede da escola penitenciária do estado do Piauí, são ações como essa que vão avançar e vamos continuar avançando numa política pública de gestão e trabalhando cada vez mais, trabalhando no viés de respeito aos servidores, aos presos e familiares de presos e também de diálogo com todas as instituições”, informou o secretário.
Daniel ainda ressaltou que a entrega das novas armas e equipamentos mostra que o estado do Piauí é exemplo nacional. “O Piauí dá exemplo de, mesmo em uma crise nacional, conseguir avançar na modernização do sistema prisional”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |