Como forma de prevenção a incêndios, o Comando da Companhia Destacada de Bombeiros de Picos lançou na manhã dessa segunda-feira, 19, o Plano de Contingência a Queimadas. O evento ocorreu às 10 horas no auditório da Câmara de Vereadores e reuniu representantes dos vários segmentos da sociedade organizada.
- Foto: José Maria Barros/GP1Câmara Municipal de Picos
Representantes das entidades que integram o plano mais diretamente também estiveram presentes, como Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Defesa Civil do Município, dentre outros.
- Foto: José Maria Barros/GP1Capitã do Corpo de Bombeiros, Cleia Diniz
Segundo a capitã do Corpo de Bombeiros de Picos, Ana Cleia Diniz, o plano é preventivo e tem o objetivo de unir os órgãos ligados ao problema de incêndios e a sociedade organizada, para evitar ou pelo menos diminuir as ocorrências.
- Foto: José Maria Barros/GP1Reunião
Ela ressalta que, embora lançado oficialmente ontem, o plano já vem sendo posto em prática desde o mês de maio e já alcançou resultados. “Ano passado, nessa época, já tínhamos registrado um número elevado de ocorrências e hoje só constatamos quinze” – informou Ana Cleia, ressaltando que houve uma diminuição expressiva de incêndios em Picos em 2017.
- Foto: José Maria Barros/GP1Alunos do curso de Bombeiro Civil
O plano tem o objetivo de unir todas essas forças para evitar os incêndios. “Tem a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Meio-ambiente, Prefeituras, Exército, todos trabalhando em conjunto para que a ação de combate às queimadas seja rápida” – explicou Ana Cleia.
Ano passado, somente em Picos, foram registradas 499 ocorrências de grande porte e o plano lançado ontem visa diminuir esse índice. De acordo com Ana Cleia, a ideia é prevenir, evitar que as pessoas promovam queimadas ou toque fogo em lixo e não apenas combater os incêndios.
Ver todos os comentários | 0 |