Um grupo de pessoas que faz parte do “Movimento Plantar” se reuniu no canteiro central da Avenida Frei Serafim no início da manhã desta quinta-feira (23). O ato tem o objetivo de mobilizar as autoridades municipais e a população para conscientizá-las para preservação do patrimônio histórico da cidade.
- Foto: Rafael GalvãoMovimento Plantar
Foram espalhadas 40 cruzes de madeira que simbolizam casas da cidade que foram demolidas de forma ilegal. O “Movimento Plantar” é formado por profissionais que estudam há uma década o patrimônio público e também a mobilidade urbana. A organizadora do movimento, Elane Coutinho, falou ao GP1 que casas são abandonadas de forma intencional. “Ao todo são 101 casas demolidas de forma intencional, pois são todas protegidas por lei municipal”, pontuou.
- Foto: Rafael GalvãoElane Coutinho
Ainda de acordo com a organizadora, o problema é grave e não é pontual. “O que a gente sente falta é de um diálogo para tratar essa questão do patrimônio histórico de forma mais aprofundada, pois com a demolição dessas casas, a cidade perde parte de sua memória”, acrescentou.
“O patrimônio se estende por toda cidade, vai mais além dos imóveis, a gente também leva em consideração a destruição do patrimônio ambiental, por exemplo, a destruição de praças”, finalizou Elane Coutinho.
Ver todos os comentários | 0 |