A Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) vai promover, no município de Piripiri, região Norte do estado, no mês de julho deste ano, os Jogos Regionais Indígenas de 2017. O evento terá ao todo 16 modalidades divididas em tradicionais e modernas, como atletismo, futebol, corrida de tora, cabo de força, canoagem rústica, lutas corporais e outros.
De acordo com o Presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho, os Jogos Regionais Indígenas de 2017 tem como objetivo tornar o município de Piripiri, a cidade sede para os Jogos Nacionais Indígenas de 2018. “Vamos fazer o lançamento no dia do índio, dia 19 de abril, e vamos realizar o regional na segunda semana de julho, nós já estamos fazendo os convites para as etnias dos estados do Ceará, Maranhão e Pernambuco”, disse.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Vicente Sobrinho
Ainda segundo o gestor, os jogos têm valor de festa e as disputas ficam em segundo plano. “O grande objetivo de isso tudo é, está promovendo e fortalecendo o povo indígena. É uma coisa nova e inédito no estado já que teremos a participação do próprio governador Wellington Dias que é descendente de índio.
O critério para a participação desses jogos é a força cultural das etnias, considerando tradições, como a língua, a dança, os rituais, os cantos, as pinturas corporais, o artesanato e os esportes tradicionais.
A edição nacional dos Jogos Indígenas de 2017 será realizado em março, na cidade de Santarém/Pará.
Ver todos os comentários | 0 |