A Fundação CEPRO divulgou nesta segunda-feira (20) um estudo que mostra o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios do Piauí (IDHM), por território de desenvolvimento. O estudo fez uma comparação entre os municípios com números de 1991, de 2000 e de 2010.
A pesquisa revela o comportamento do IDHM dos 224 municípios piauienses, nos Territórios de Desenvolvimento em 2010. O estudo destaca que Teresina e Floriano são os dois únicos municípios do Estado com IDHM considerado alto. Ao todo, 40 municípios (17%) são detentores de nível médio de desenvolvimento humano e 176 cidades (78,5%) têm nível baixo de IDHM, distribuídos por todos os territórios de desenvolvimento.
O documento revela ainda que seis municípios que ainda apresentam um nível muito baixo de desenvolvimento humano: três localizados na Planície Litorânea (Caxingó, Cocal e Cocal dos Alves), e mais três localizados nos territórios: Carnaubais (Assunção do Piauí), Chapada Vale do Itaim (Betânia do Piauí) e Vale do Canindé (São Francisco de Assis do Piauí).
- Foto: Lucas Dias/GP1Antonio José Medeiros, presidente da Fundação CEPRO
O Piauí, no ranking dos estados, ocupava em 1991 a 27ª posição; em 2000, alcançou a 25ª, melhor posicionado em relação aos estados do Maranhão e Alagoas. Em 2010, atingiu a 24ª posição, encontrando-se no mesmo patamar do estado do Pará e permanecendo na frente do estado do Maranhão e do estado de Alagoas.
IDHM
O índice incorpora as três dimensões do IDH Global (renda, longevidade e educação), entretanto, alguns indicadores foram substituídos para avaliar as condições de núcleos sociais menores. O IDHM de cada município resulta da média geométrica das três dimensões. Confira neste link o estudo da Fundação Cepro.
Ver todos os comentários | 0 |