O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), concedeu na manhã desta segunda-feira (18), na sede da instituição, a Medalha do Mérito “Darcy Fontenelle de Araújo”. Ao todo, 17 personalidades e instituições serão agraciadas com a homenagem. A vice-governadora Margarete Coelho foi uma das homenageadas.
Houve também a premiação da primeira edição do prêmio “Melhores Práticas”, que, segundo o Ministério Público, visa identificar, reconhecer, estimular e divulgar práticas bem sucedidas que contribuam direta ou indiretamente para a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais.
Segundo o procurador-geral da Justiça, Cleandro Moura, o objetivo geral do prêmio e das homenagens é premiar pessoas que, por seus méritos mereçam a condecoração, além de valorizar membros e servidores da instituição, que contribuem para a replicação de boas experiências. "Hoje nós comemoramos o Dia Nacional do Ministério Público e estamos comemorando com essa grande festa para a população e para as pessoas que serão premiadas e homenageadas. É muito importante para a gente comemorar com toda a classe e com a população em geral”, destacou.
O governador Wellington Dias comemorou junto com os demais homenageados. “Eu fico feliz em partilhar dessas homenagens. São todas autoridades, civis, militares, a nossa vice-governadora Margarete, o comandante da Polícia Militar, bem como representantes de várias instituições. Nós vemos aqui uma boa relação entre os poderes, onde o Ministério Público tem o papel destacado nesse momento de democracia e desenvolvimento do Piauí”, afirmou.
Segundo o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimatéia Dantas Lopes, é uma honra participar da homenagem concedida pelo MP. “Me sinto muito honrado em estar sendo homenageado pelo Ministério Público. Eu acho que esse reconhecimento não é só direcionado a mim, mas a instituição que eu dirigo, onde todo o trabalho é realizado em prol do estado do Piauí”, disse
Foram divulgados ainda os ganhadores dos 2ª Prêmio de Jornalismo foi “O Ministério Público a serviço da sociedade: transformando cidadania em notícia”. Foram premiados os dois melhores trabalhos em quatro categorias: jornalismo impresso, webjornalismo, telejornalismo e radiojornalismo.
Confira os homenageados:
1- Margarete de Castro Coelho, advogada e atual vice-governadora do Estado do Piauí
2- Firmino da Silveira Soares Filho, prefeito do município de Teresina
3- Carlos Augusto Gomes de Souza, Coronele comandante Geral da Polícia Militar do Piauí
4- Sebastião Ribeiro Martins, desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí
5- Hilo de Almeida Sousa, desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí
6- Niéde Guidon, arqueóloga
7- Leonel Alves de Melo, auditor federal de Finanças e Controle do Ministério da Transparência e da Controladoria-Geral da União
8- Helano Müller Guimarães, auditor do Tribunal de Contas da União
9- Welendal Leal Tenório, superintendente regional da PRF/PI
10- Maria Carmen Cavalcanti de Almeida, promotora de Justiça do MPPI Aposentada
11- Carlos Eduardo Gomes Monteiro Silva, analista ministerial - Área Processual
12- Aderson Antônio Brito Nogueira, juiz de direito
13- José Arimateia Dantas Lopes, reitor da UFPI
14- Djan Moreira, conselheiro tutelar de Teresina
15- Tribunal de Contas do Estado do Piauí - representado por seu vice-presidente, Conselheiro Abelardo Vilanova
16- Sérgio Ricardo Rodrigues Silva, analista do Tesouro Estadual/SEFAZ-PI
17- Carmelina Maria Mendes de Moura, promotora de Justiça
Ver todos os comentários | 0 |