O promotor Edgar dos Santos Bandeira Filho, do Ministério Público do Estado do Piauí, instaurou inquérito civil, no dia 6 de outubro, para investigar denúncia sobre o uso de veneno em vazantes próximas ao Rio Parnaíba, na região de Uruçuí.
Na portaria de nº 35/2017, o promotor explicou inicialmente foi instaurado um procedimento preparatório, mas como existe a necessidade de se continuar coletando mais informações, ele decidiu converter esse procedimento em inquérito. A denúncia a ser investigada estaria ocorrendo nos povoados Tucuns, na Barra do Catapora, no Pesqueiro da Pedra e no Mucambo, na zona rural de Uruçuí.
- Foto: Lucas Dias/GP1Ministério Público do Estado do Piauí
Ele destacou que ainda não foi possível realizar um estudo acerca da utilização de veneno, por não ter sido delimitada uma área específica a ser analisada, assim como “não restaram claras as circunstâncias ambientais em que se encontram as áreas onde possivelmente estariam sendo usados venenos”.
O inquérito irá então investigar essa ocorrência que estaria acontecendo em Uruçuí. “É atribuição constitucional do Ministério Público promover o inquérito civil público e a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos”, destacou o promotor Edgar Bandeira.
Ver todos os comentários | 0 |