O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, informou ao GP1, nessa sexta-feira (27), sobre a descoberta de um túnel na Penitenciaria Irmão Guido, que fica localizada na sul de Teresina. O túnel foi cavado pelos detentos, que provavelmente planejavam uma fuga.
De acordo com o diretor presidente do Sinpoljuspi, José Roberto, o túnel foi descoberto no pavilhão D, especificamente na cela 20, no momento em que o vice-presidente, Kleiton Holanda, estava visitando a unidade.
“A gerência da penitenciária já estava trabalhando, porque havia essa possiblidade, já que muitos já foram cavados. O túnel já está com três metros de comprimento e um metro de profundidade. A fuga estava planejada para hoje. Os trabalhos dos presos começaram pela manhã e terminou agora com a nossa descoberta. Devido as infiltrações, eles conseguem cavar da noite para o dia. Dentro da cela 20 tem cinco presos, eles foram isolados e serão ouvidos”, informou Kleiton.
Conforme o vice-presidente, dentro do pavilhão possuem 97 presos, e durante uma possível fuga, a probabilidade era de 50% conseguir fugir. Além disso, informou que é o terceiro túnel encontrado só nesse mês de janeiro. “O material que eles usaram para cavar foram baldes e marmitas de plásticos. Foi encontrado cimento porque eles tinham intenção de camuflar. Eles compactavam essas terras, dentro de camisas e bermudas e colocava dentro do buraco para que ninguém percebesse. Vale destacar que dois, dos cinco presos que moram na cela 20, são mentores intelectuais da tentativa de fuga”, finalizou.
Nome dos detentos responsáveis por cavar o túnel:
Wellington Pereira da Silva
Adriano Pereira da Conceição
Reginaldo Vieira da Silva
Alaniel Inácio de Sousa Lima
Ronaldo da Cruz Silva
Ver todos os comentários | 0 |