A exemplo do que ocorreu em 2013, este ano a eleição para o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), em Picos, será decidida no voto. A formalização de uma chapa de consenso parece distante, tendo em vista que dois candidatos já anunciaram a pretensão de concorrer à presidência da sigla e não estão dispostos a desistir.
A eleição está prevista para o próximo dia 9 de abril e, segundo o calendário, as inscrições das chapas devem ser feitas até 6 de março. Para se inscrever é necessário ter se filiado ao partido até 9 de abril de 2016, ter pago todas as contribuições financeiras, inclusive aqueles que não exercerem cargo de confiança, eletivo ou de direção.
Durante encontro do PT no último sábado, 21, o presidente da executiva municipal, Francisco Zacarias Teixeira, anunciou que disputará a reeleição. Também garantiu que concorrerá ao comando da legenda, Cledson de Moura Almondes, membro da atual direção na condição de vogal.
- Foto: José Maria Barros/GP1Atual presidente, Zacarias Teixeira, concorrerá à reeleição
Em pronunciamento no encontro do PT realizado no último sábado, 21, Cledson Almondes anunciou sua candidatura a presidente. “Há muitos dias já venho divulgando nas redes sociais e, estou visitando os filiados pedindo voto. Reafirmo que sou candidato a presidente do PT de Picos – Piauí” – discursou.
Embora garanta que ainda não existem chapas montadas, o atual presidente da executiva municipal do PT de Picos, Francisco Zacarias Teixeira, disse que é candidato à reeleição. “Nos bastidores, já existem alguns nomes ventilados, mas estamos trabalhando a possibilidade de um consenso” – defendeu.
Zacarias Teixeira lembra que na eleição passada contou com o apoio de um grupo que lhe garantiu a vitória. Segundo ele, os que o apoiaram em 2013 continuam defendendo sua candidatura. Agora ele vai abrir o diálogo e tentar a adesão daqueles que não votaram nele, incluindo o prefeito Padre José Walmir de Lima (PT).
O vereador Evandro Lima de Morais, o Evandro Paturi (PT), disse que estão trabalhando a possibilidade de um consenso em torno do nome do atual presidente, Zacarias Teixeira.
O Padre Walmir disse que estão buscando a unificação do partido e a tendência é sair uma chapa só. “É direito do Zacarias Teixeira querer a reeleição! Vamos sentar e conversar! Acho que não tem necessidade de sair duas chapas” – argumenta.
A última eleição para o diretório municipal do PT, em Picos, foi bastante acirrada e marcada por acusações entre as duas chapas concorrentes.
A votação aconteceu no dia 10 de novembro de 2013 e, Francisco Zacarias Teixeira venceu José Antônio Sousa Batista com uma diferença de 40 votos. O então secretário municipal de Educação e atual prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima, apoiou o candidato derrotado.
Na época, cerca de 500 filiados estavam aptos a votar, sendo que 408 compareceram às urnas, algo em torno de 80%. Desse total, 219 votaram em Zacarias Teixeira e 179 no candidato José Antônio. Quatro eleitores anularam o voto e seis votaram em branco.
Ver todos os comentários | 0 |