A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai realizar, no dia 9 de setembro, no plenário, sessão solene em homenagem ao Dia Estadual da Consciência Negra alusiva à escrava piauiense Esperança Garcia.
A sessão vai ser realizada após solicitação da deputada Flora Izabel. A deputada explicou que a sessão acontece após um pedido do Movimento de Militância da Consciência Negra no Piauí, já que nessa data estarão em Teresina outros integrantes do movimento de outros Estados.
- Foto: Lucas Dias/GP1Flora Izabel
Sobre a homenagem, ela explicou no requerimento, que o Dia Estadual da Consciência Negra, é comemorado no dia 6 de setembro, após um gesto histórico da escrava piauiense Esperança Garcia que aconteceu nessa data, mas no ano de 1770.
Esperança Garcia é responsável pelo mais antigo documento em defesa da raça negra do Piauí, após encaminhar correspondência ao governador da província Gonçalo Lourenço Botelho de Castro denunciando maus-tratos sofridos por ela, seus filhos e amigos. Considerado um grande ato para aquela época.
Esperança morava em uma região que hoje é conhecida como Nazaré do Piauí. Acredita-se que a carta original está em Portugal, e uma cópia foi descoberta no arquivo público do Piauí pelo pesquisador e historiador Luiz Mott em 1979.
Ver todos os comentários | 0 |