Na tarde deste domingo, dia 04 de dezembro, os movimentos Avança Piauí, Vem pra Rua e Brasil Melhor realizaram uma manifestação na Ponte Estaiada e na Avenida João XXIII para promover um ato contra a corrupção e a favor da Lei Anticorrupção originalmente proposta pelo Ministério Público Federal. O ato teve início por volta das 16h30, e exigiu o combate à corrupção, além de declarar apoio às investigações da Operação Lava Jato e ao trabalho do juiz Sérgio Moro. A manifestação é contra as mudanças feitas no pacote da lei anticorrupção proposto pelo MPF.
Na ponte Estaiada, os movimentos Avança Piauí e Brasil Melhor Piauí se uniram pelas mesmas reivindicações. O líder do Avança Piauí, Manoel Lopes, mas conhecido como Nel, afirma que cerca de 12 pessoas participam ativamente do movimento, que segundo ele, não tem apego político ou partidário, apenas defende projetos. "Hoje nós começamos uma nova guerra contra tudo isso que está acontecendo no nosso país. Conseguimos a primeira vitória que foi tirar uma presidente que não tinha mais condições de estar à frente dos destinos do Brasil, mas os problemas não acabaram ainda. Hoje reivindicamos dos parlamentares uma postura a favor do povo em relação às 10 medidas contra a corrupção”, disse o líder do Avança Piauí.
Entre os pontos defendidos pelo grupo estão a PEC 241/55 – que propõe um teto aos gastos públicos por 20 anos – e, principalmente o pacote anticorrupção original, proposto pelo Ministério Público Federal, e não o modificado pelo Congresso Nacional. O movimento Brasil Melhor no Piauí é secundário de um já existente em São Paulo e também luta pelos mesmos propósitos do Avança Piauí.
Um dos coordenadores do movimento, professor Neiva dos Santos Ferreira, disse que a ação proposta "é uma forma de barrar os avanços da operação Lava Jato e é um costumes deles [políticos]. Eles estão legislando em causa própria. Por isso nós estamos aqui, porque entendemos que eles desfiguraram a proposta original da Lei Anticorrupção, que foi um projeto de iniciativa popular", disse o coordenador do movimento Brasil Melhor Piauí. Uma nova manifestação está marcada para a próxima terça-feira (06) em frente ao Hiper Bom Preço, no centro de Teresina.
Vem pra Rua
No mesmo horário outra manifestação, desta vez em frente a sede do Ministério Público Federal, também se mostrava contra a punição de promotores e juízes pelo trabalho desempenhado, além de ser a favor do fim do foro privilegiado e das 10 medidas originais contra a corrupção propostas pelo MPF. "Nós estamos acompanhando as manifestações nacionais contrárias as alterações feitas nas 10 medidas anticorrupção feitas pelo MP. Queremos que o texto passe o mais perto possível do texto original", disse a coordenadora do Vem Pra Rua Teresina, Adriana Souza.
"Também apoiamos as investigações da Operação Lava-Jato e o trabalho do juiz federal Sérgio Moro. Pedimos ainda o 'Fora Renan', porque não tem sentido termos um presidente do Senado que é réu. Por fim, queremos o fim do foro privilegiado. Todas essas reivindicações nós fazemos para conclamar a população a participar, porque essas pautas são pautas do povo", finalizou a coordenadora do Vem Pra Rua Teresina. A organização estima que entre 200 e 300 pessoas participaram da manifestação em frente a sede do MPF na capital.
Ver todos os comentários | 0 |