Fechar
GP1

Picos - Piauí

Movimentos sociais articulam candidatura do padre Walmir a prefeito de Picos

O nome do padre Walmir tem surgido como uma alternativa aos grupos políticos do prefeito Gil Paraibano e do deputado Kleber Eulálio.

Insatisfeitos com os rumos que tomou a administração municipal, que tem sido denunciada por falta de ações em favor da comunidade, diversos movimentos sociais estão se articulando em torno do nome do padre José Walmir de Lima como candidato alternativo a prefeito de Picos nas eleições do próximo ano.
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Walmir poderá ser candidato a prefeito de Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Walmir poderá ser candidato a prefeito de Picos
Líder do movimento “Muda Picos” que desde o início do ano ganhou as ruas da cidade e vem se destacando na internet, principalmente nas redes sociais, o Padre José Walmir de Lima, 40 anos, pároco da Paróquia de São José Operário, não confirma se tem pretensão de disputar o cargo, mas também não descarta a hipótese ao afirmar que “O futuro a Deus pertence”.

No entanto, o primeiro passo será dado pelo Padre José Walmir de Lima para no caso de aceitar o apelo dos movimentos sociais de concorrer à sucessão do prefeito Gil Paraibano. É que no próximo dia 4 de junho ele estará se filiando ao Partido dos Trabalhadores (PT). A ficha de filiação será abonada pelo ex-governador e atual senador pelo Piauí Wellington Dias durante encontro regional do partido na Câmara de Vereadores.

Questionado algumas vezes sobre a possibilidade de disputar a sucessão municipal de Picos, o padre José Walmir de Lima desconversa, mas, entre as associações de classes e entidades ligadas à defesa dos direitos do cidadão, o nome dele é dado como certo para concorrer ao comando do Palácio Coelho Rodrigues – sede do governo municipal.

Embora não admita publicamente a intenção de disputar um mandato eletivo, o padre José Walmir de Lima tem se destacado nos últimos meses como uma liderança que cobra das autoridades e dos órgãos públicos o cumprimento de ações em favor do povo.

Foi assim na grande manifestação do dia 1º de março, quando centenas de moradores de vários bairros percorreram as principais ruas de Picos e se concentraram em frente ao Palácio Coelho Rodrigues para exigir do prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), melhorias na infra-estrutura da cidade.
Na audiência pública realizada dia 4 de maio na Câmara Municipal de Picos para tratar sobre a cobrança abusiva na taxa de iluminação pública, mais uma vez o padre Walmir levantou voz e cobrou dos vereadores a suspensão do tributo até que se fizesse uma ampla discussão sobre o assunto.

Amanhã, dia 28 de maio, o padre José Walmir de Lima vai presidir o Seminário “Muda Picos”, que ocorrerá das 15 às 17 horas no Instituto Monsenhor Hipólito, com o tema: “A participação popular na fiscalização da administração pública”.

Perfil

Natural de Picos, padre José Walmir de Lima nasceu no dia 16 de maio de 1971 e ordenou-se presbítero em 21 de maio de 2004. Foi reitor do Seminário São José e coordenou por seis anos a Caminhada da Solidariedade e da Paz. Atualmente é pároco da Paróquia de São José Operário.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.