Na operação deflagrada nesta terça-feira (18), a Polícia Civil do Piauí efetuou a prisão de Gleyson Hygo dos Santos Veloso , filho de um sargento da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), acusado de aplicar diversos golpes contra bancos. Ele foi capturado em um condomínio no bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina, onde também residia Marcos Paulo Francisco de Jesus da Silva, conhecido como Corolla, apontado como um dos líderes da facção criminosa Bonde dos 40 e acusado de ordenar diversos homicídios na Santa Maria da Codipi, zona norte da capital piauiense.

Segundo informações do delegado Yan Brayner , gerente de Inteligência da PC-PI, durante cumprimento do mandado contra o membro da organização criminosa, os policiais identificaram um veículo suspeito no mesmo condomínio. “Dentro do carro foram encontradas arma, droga, e assim foi efetuada a prisão dele. Também achamos uma série de apetrechos utilizada na falsificação de identidades, que ele utilizava para aplicar golpes”, afirmou o delegado.

Foto: Reprodução
Prisão de Gleyson Hygo dos Santos Veloso

O modus operandi consistia na utilização dos documentos falsos para a abertura de contas bancárias, especialmente nas instituições online. “A gente viu que tinha diversos apetrechos para falsificar documentos. Com a criação das contas virtuais ele contraía empréstimos e fazia emissão de cartões de crédito e acabava tombando as instituições financeiras”, declarou o gerente de Inteligência da PC-PI.

Foto: Reprodução
Carro de Gleyson Hygo foi abordado em condomínio na zona sudeste de Teresina

Histórico criminal

Além da prisão em flagrante pelo porte de arma de fogo e drogas e a acusação de estelionato, Gleyson Hygo já foi alvo de outras ações que apontaram o envolvimento dele com o tráfico de drogas sintéticas. O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) chegou a indiciá-lo pelo crime em 16 de outubro de 2024.

Esse processo é oriundo da prisão em flagrante de um homem identificado como Ricardo Soares de Carvalho, ocorrida em setembro de 2021. Na ocasião os policiais apreenderam skunk, uma variação da maconha com maior potência alucinógena, e também identificaram um comércio de MDMA (Metilenodioximetanfetamina), NBOH, LSD, drogas sintéticas de alto valor comercial.

A partir da extração do aparelho celular do indivíduo, foi constatado uma verdadeira rede de tráfico de entorpecentes, com a participação de diversas pessoas, incluindo Gleyson Hygo.