A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde , intensificou as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti , mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com a chegada do período chuvoso, equipes da Saúde estão percorrendo bairros da cidade em um mutirão de vistoria e orientação, contando com o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que visitam residências, comércios e órgãos públicos. Nesta sexta-feira (7), a ação ocorreu no bairro Cristo Rei.
Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Sotero, a participação da população é essencial para reduzir os riscos de proliferação do mosquito. “Além das vistorias, os agentes orientam os moradores sobre como eliminar criadouros e a importância do descarte correto do lixo, evitando o acúmulo de materiais que possam armazenar água parada”, destacou.
O supervisor de Endemias, Rubens Galvão, reforça a necessidade de medidas simples no dia a dia. “Basta uma vistoria rápida de 10 minutos para evitar focos do mosquito. Após as chuvas, é fundamental que as pessoas eliminem qualquer água acumulada em lajes, calhas e recipientes. Além disso, é essencial manter caixas d’água fechadas, lavar tanques e vasilhames usados para armazenar água, incluindo os de animais. Também pedimos que os moradores recebam os agentes, que estarão devidamente identificados”, ressaltou.
Outro ponto essencial é permitir a entrada dos agentes de endemias nas residências. Eles estão sempre uniformizados e identificados com crachás para garantir a segurança da população.