Uma ação de fiscalização do Procon apreendeu 391 botijões de gás em estabelecimentos não autorizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para a revenda dos produtos. Ao todo, sete lojas foram autuadas pelo Programa de Proteção ao Consumidor em cinco municípios do Sul do Piauí. De acordo com o Ministério Público, a fiscalização foi solicitada pelo promotor de Justiça Maylton Rodrigues, da comarca de Manoel Emídio.

Os agentes percorreram diversos estabelecimentos comerciais nas cidades de Manoel Emídio, Eliseu Martins, Colônia do Gurgueia, Bertolínia e Sebastião Leal, onde foram fiscalizados supermercados, farmácias, postos de combustíveis e revendas de gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha.

Foto: Divulgação/MP-PI
Botijões de gás apreendidos pelo Procon

Sete supermercados foram autuados por comercializarem produtos vencidos. Sete revendedoras de gás também foram autuadas por não possuírem autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para o funcionamento. Os 391 botijões apreendidos nesses locais foram levados para revendas legalizadas.

Foto: Divulgação/MP-PI
Materiais apreendidos com data de vencimento irregular

Quatro farmácias também foram autuadas pela falta de farmacêuticos. Os estabelecimentos terão o prazo de 15 dias para apresentar defesa junto à Promotoria de Justiça de Manoel Emídio.