O secretário municipal de Segurança Pública de Teresina, coronel Wagner Torres , disse ao GP1 que o concurso para a Guarda Municipal de Teresina deverá ser realizado no segundo semestre de 2025. De acordo com ele, um pedido para a realização do certame já foi feito e agora está a cargo do prefeito Sílvio Mendes.
Segundo o secretário, o projeto apresentado ao prefeito prevê a convocação de 200 guardas a cada ano, totalizando a contratação de 800 guardas até o final da gestão do prefeito Sílvio Mendes. “O projeto que apresentamos ao prefeito é o concurso público, com a convocação de 200 guardas municipais por ano, o que totalizará 800 guardas até o fim do governo do doutor Sílvio Mendes”, afirmou o secretário.
O coronel também afirmou que Teresina está com uma carência de guardas municipais, já que atualmente há 327 disponíveis para o serviço, mas o ideal seria que houvesse 1.738 em atividade na capital.
Data do concurso
Ainda de acordo com o coronel, o prefeito Sílvio Mendes deverá anunciar a data exata do concurso, que está previsto para ocorrer ainda este ano. O atraso na realização do certame ocorre, segundo ele, devido à atual situação financeira da prefeitura, herdada da gestão anterior.
“É a primeira vez na história que um prefeito está recebendo uma prefeitura com caixa negativo, e isso está inviabilizando vários projetos, inclusive este. Tenho certeza de que, se não houvesse esse problema, já teríamos iniciado o concurso. Vamos aguardar o prefeito decidir o momento certo”, afirmou o secretário de Segurança da capital.
Tribunal de Contas suspende concurso da Guarda Municipal
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) suspendeu o concurso da Guarda Civil Municipal de Teresina por violação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ainda no ano passado. O conselheiro Jaylson Campelo, relator do caso, entendeu que o certame infringia o art. 21, III, da LRF, que determina que um gestor público não pode, nos últimos 180 dias de mandato, gerar despesas com pessoal que recaiam sobre a próxima gestão.
O edital previa a realização das provas em 15 de dezembro de 2024, com divulgação dos resultados apenas em 2025.