O Centro de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu, no dia 17 de fevereiro, o relatório da queda do avião monomotor que caiu no dia 12 de junho de 2023 no Campo do Bariri, na zona norte de Teresina. O acidente deixou o piloto da aeronave, Arcedino Concesso Pereira Filho , e duas passageiras gravemente feridos. Todos os ocupantes eram da mesma família e decolaram do Aeroporto Senador Petrônio Portela com destino a Araguari, no Tocantins.
No relatório consta que o avião excedeu o limite máximo de ocupantes, que era de quatro e estava com cinco, sendo o piloto e quatro passageiras. Além disso, o condutor da aeronave informou à torre de controle do aeroporto após a decolagem que a porta do avião estava destravada e, na tentativa de retornar ao aeródromo, a aeronave apresentou variações de altura, o que ocasionou o pouso forçado no Campo do Bariri.
A análise da queda também aponta que o piloto teve problemas ‘cognitivos e dinâmicos' que podem ter prejudicado o voo. “Assim, não se pode descartar que, além da pressão autoimposta no que se refere à preocupação do PIC [piloto] com os quatro passageiros a bordo que eram integrantes de sua família, aliada à sua interpretação de que a aeronave poderia estar em pane, tenha gerado uma sobrecarga de estímulos ao ambiente de operação”, consta no relatório.
“Ademais, nos instantes que antecederam o pouso forçado, o PIC [piloto] teve pouco tempo, na reta da decolagem, para gerenciar diversos estímulos, tais como o destravamento da porta, o acendimento da luz overbooster e as instruções da TWR-TE, podendo ter havido prejuízo na sua capacidade de compreender os estímulos presentes, processá-los e tomar uma decisão assertiva”, pontua o relatório.
A investigação ainda concluiu que não houve falha mecânica na aeronave, que estava devidamente regularizada e com combustível em conformidade com o trajeto. O piloto também estava com habilitação regularizada perante os órgãos responsáveis.
Relembre o caso
Um avião monomotor caiu no final da manhã do dia 12 de junho de 2023 no Campo do Bariri, bairro Vila Operária, zona norte de Teresina. As cinco pessoas que estavam na aeronave, que são da mesma família, foram identificadas como Arcedino Concesso Pereira Filho (piloto, de 37 anos); Juliana Concesso, (esposa do piloto, 33 anos); Maria Gracy (mãe de Juliana, 66 anos); Giovanna Concesso, 16 anos e Nicole Concesso, 5 anos, filhas do casal.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o piloto havia acabado de abastecer a aeronave no Aeroporto de Teresina e quando decolou com destino a Araguaína-TO o condutor decidiu retornar imediatamente em virtude de um problema na aeronave. No entanto, o piloto não conseguiu voltar para o aeroporto e acabou fazendo um pouso forçado no Campo do Bariri.
A aeronave, matrícula PT-RHJ, modelo BEM 711ST, fabricada em 1981, pertence à empresa Concesso Sociedade Individual de Advocacia, do advogado e piloto Arcedino Concesso Pereira Filho, e tinha capacidade máxima para transporte de 3 passageiros, além do condutor.