O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor ( Procon /MPPI) realizou uma série de fiscalizações na cidade de Uruçuí, para garantir o cumprimento das normas de defesa do consumidor. A ação foi realizada a pedido do promotor de Justiça Thiago Queiroz de Brito, responsável pela 2ª Promotoria de Justiça da cidade. Supermercados e farmácias foram autuados por disponibilizarem produtos com prazo de validade vencido, colocando em risco a saúde dos consumidores.
A ação contou com a participação dos fiscais José Arimatea Marques Costa, Antônio José Andrade Filho e Bárbara Almeida de Sampaio, que inspecionaram supermercados, farmácias e postos de combustíveis. Seis supermercados foram vistoriados.
Os produtos vencidos apreendidos durante as fiscalizações foram entregues à Vigilância Sanitária do município de Uruçuí para o descarte adequado.
Farmácias
Doze farmácias foram fiscalizadas pelas equipes do Procon, sete desses estabelecimentos foram autuados devido à ausência de farmacêuticos no momento da fiscalização, o que configura uma infração às normas sanitárias, que exigem a presença desse profissional durante o funcionamento.
Os postos de combustíveis do município foram integralmente fiscalizados, e, segundo os testes realizados, a qualidade dos combustíveis comercializados estava em conformidade com os padrões exigidos pela legislação vigente.