A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) respondeu nesta sexta-feira (14) às reivindicações dos professores da rede municipal de ensino de Teresina, que devem deflagrar greve a partir da próxima segunda-feira (17). Em nota, a pasta afirmou que não pode conceder reajuste maior do que os 6,5% já estabelecido pelo prefeito Sílvio Mendes (União Brasil).
O aumento, anunciado em 12 de fevereiro pelo gestor municipal, é retroativo ao dia 02 de janeiro de 2025, e será pago de forma linear aos profissionais da educação ativos e inativos. Conforme o órgão, o percentual de reajuste é maior do que o nacional, e também está de acordo com a realidade das contas da educação municipal.
Além disso, a SEMEC informou que o Projeto de Lei (PL) será encaminhado nos próximos dias para aprovação na Câmara. “A atual gestão está comprometida com a valorização dos profissionais da educação, mas, o momento exige responsabilidade fiscal, não sendo possível um reajuste maior que 6,5%”, diz trecho do comunicado.
Reivindicação dos professores
Em assembleia geral realizada nessa quinta-feira (13), os servidores da rede municipal de ensino de Teresina decidiram deflagrar greve a partir da próxima segunda (17). Segundo o Sindserm, o aumento salarial deveria ser de 22,05%, conforme lei federal e acórdão do Tribunal de Contas do Estado.
A categoria também cobra a manutenção e melhora da infraestrutura das CMEIs, combate ao assédio moral nas instituições e jornadas exaustivas.
Confira a nota completa da SEMEC
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), concedeu um reajuste linear de 6,5% para professores e pedagogos da Rede pública Municipal de Ensino, percentual maior que o nacional (6,27%), retroativo a janeiro deste ano. E o indicativo do Projeto de Lei será encaminhado nos próximos dias para aprovação da Câmara.
A atual gestão está comprometida com a valorização dos profissionais da educação, mas, o momento exige responsabilidade fiscal, não sendo possível um reajuste maior que 6,5%.
A Prefeitura de Teresina segue empenhada em equilibrar as contas da educação municipal, garantindo que os direitos dos profissionais sejam cumpridos e que os investimentos na qualidade do ensino sejam mantidos.
ASCOM/SEMEC
Secretaria Municipal de Educação de Teresina
Prefeitura de Teresina