O secretário Charles da Silveira confirmou que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está preparando um novo edital para a contratação de empresas fornecedoras de medicamentos. Segundo o chefe da pasta, esse chamamento garantirá o abastecimento de remédios por dois anos em Teresina.
“Já estamos finalizando esse processo para lançar o novo edital. Acredito que, na próxima semana, ele já estará disponível, permitindo que as empresas se habilitem. Esta licitação está sendo realizada para garantir que, durante dois anos, não tenhamos mais problemas de abastecimento de medicamentos”, confirmou Charles da Silveira à nossa reportagem.
Primeiro abastecimento
No dia 06 de fevereiro, empresas fornecedoras começaram a entregar materiais e medicamentos essenciais para as farmácias da rede de saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, marcando o início do abastecimento emergencial. Esta ação é resultado da convocação feita pela gestão municipal, com o objetivo de suprir a falta de itens básicos que comprometiam o atendimento nas unidades de saúde.
Os caminhões carregados de materiais estão chegando de várias regiões do Brasil, representando empresas de diversos estados, como Piauí, Minas Gerais, Ceará, Paraná, entre outros. No total, foram selecionadas 103 empresas: 44 fornecedoras de medicamentos, 11 de insumos odontológicos, 42 de materiais hospitalares e 6 de insumos laboratoriais.