A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) resgatou diversas aves silvestres e um macaco-prego durante uma operação realizada nesta terça-feira (11), na cidade de Esperantina. Ao todo, 20 animais foram resgatados durante a ação, que também contou com o apoio da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente e da Polícia Militar de Parnaíba.

Segundo o órgão, a operação promovida pela Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio) e pela Diretoria de Fiscalização foi deflagrada após o recebimento de diversas denúncias envolvendo a criação ilegal de animais silvestres na região. Tomando conhecimento dessa situação, as equipes de fiscalização e as forças de segurança se deslocaram até a cidade de Esperantina com o objetivo de coibir esse tipo de prática.

No âmbito da operação, foram recuperados 14 passeriformes, conhecidos popularmente como passarinhos, três papagaios-verdadeiros, dois curicas-jandaias e um macaco-prego, que foi encontrado acorrentado com dois cadeados e uma corrente.

Segundo o major Marinho, da SEMARH, a operação também teve um caráter educativo, o que possibilitou um maior alcance nas ações de resgate. “Moradores do bairro onde os papagaios foram apreendidos entraram em contato, manifestando interesse em devolver voluntariamente outras espécies que mantinham em cativeiro”, afirmou.

O secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira , reforçou que a biodiversidade da região é diretamente afetada pela criação desses animais em cativeiro. “A retirada de animais silvestres do seu habitat natural compromete o equilíbrio ecológico e causa sofrimento a essas espécies. Nosso compromisso é reforçar a fiscalização e as ações educativas para que mais pessoas entendam a necessidade de preservar a biodiversidade”, declarou o chefe da pasta.

Os 20 animais resgatados foram encaminhados para avaliação veterinária e, após os devidos cuidados, serão reintroduzidos ao habitat natural.