O Sindicato dos Bancários do Piauí vai realizar um protesto em Teresina nesta quarta-feira (28), em meio a mobilização para pressionar os bancos a apresentar proposta que contemple as reivindicações da campanha salarial em curso. A categoria estuda deflagrar greve nos próximos dias, caso não haja acordo até sexta-feira (30), prazo inicial para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.

A manifestação do Sindicado dos Bancários acontecerá em frente a agência da Caixa Econômica Federal da Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, a partir das 8h30 desta quarta.

Foto: Alef Leão/GP1
Caixa Econômica Federal

Os bancários reivindicam reajuste salarial correspondente à reposição pelo INPC acumulado entre setembro de 2023 e agosto de 2024, acrescido do aumento real de 5%, além da melhoria nos percentuais da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e aumento nas verbas indenizatórias, incluindo tickets alimentação e refeição, auxílio-creche e auxílio babá.

A categoria também cobra o fim da gestão por metas abusivas, reforço aos mecanismos de combate ao assédio moral e sexual e mais direitos para pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes, bem como o combate à terceirização e garantia de empregos, entre outras reivindicações.