O prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim (PSD), que busca a reeleição, obteve uma vitória judicial nesta sexta-feira (02). O juiz Lirton Nogueira dos Santos, titular da Corte Eleitoral do Piauí, acatou seu pedido e autorizou a utilização das imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do senador Wellington Dias (PT) e do governador Rafael Fonteles (PT) em seu material de pré-campanha e campanha.
A decisão veio após uma controvérsia judicial iniciada nesta semana, quando a juíza eleitoral da 57ª Zona, Mariana Marinho Machado, proibiu a veiculação das imagens. A proibição foi resultado de uma representação da Federação Brasil da Esperança (Fé Brasil), composta pelos partidos PT, PCdoB e PV.
Entretanto, o juiz Lirton Nogueira dos Santos suspendeu a decisão da juíza Mariana Marinho Machado, argumentando que a proibição poderia causar confusão entre os eleitores. Em sua liminar, o magistrado destacou que a decisão anterior “induz os eleitores em erro, pois faz crer que o requerido se encontra na coligação do Partido dos Trabalhadores na municipalidade, o que não é verdade".
O juiz também ressaltou ser “claro e manifesto apoio aos pré-candidatos a prefeito e vice, bem como aos vereadores e vereadoras do partido”, ao justificar a autorização para que Dr. Carlim utilize as imagens das figuras políticas de destaque em sua campanha.