Dando continuidade à série de reportagens exibindo os planos de governos de todos os candidatos a prefeito de Teresina, o GP1 mostra, neste domingo (18), as propostas de Francinaldo Leão (PSOL), que registrou sua candidatura na sexta-feira (02). Confira o documento na íntegra ao final da matéria.

No texto, o candidato expõe propostas para 10 áreas de atuação: saúde; educação crítica e libertadora; habitação e moradia; assistência social; mobilidade, transporte e trânsito; cultura; população em situação de vulnerabilidade social; segurança pública; gestão municipal e orçamento público, participação e controle social.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Francinaldo Leão (PSOL), candidato a prefeito de Teresina

Mobilidade, transporte e trânsito

- Climatizar todos os ônibus de Teresina;

Investir na implantação e recuperação de aproximadamente 100 km de corredores de ônibus nos próximos quatro anos, entre outros.

Saúde

- Organizar o Sistema Municipal de Saúde de Teresina pelos pressupostos da Reforma Sanitária Brasileira;

- Fortalecer os distritos sanitários de saúde, garantindo a existência de técnicos de todas as áreas da FMS com vistas a uma atuação regionalizada, entre outros.

Educação

- Elaborar uma política de estágio da rede municipal, articulada à política nacional, assegurando que os estágios sejam oportunidades de aprendizagem, com acompanhamento e de aproximação entre a rede escolar básica e a rede de Instituições de Ensino Superior (IES), com prioridade para as públicas;

- Revisar os contratos de professores temporários que não visem à substituição de profissionais efetivos afastados pelos motivos previstos na legislação, entre outros.

Habitação e moradia

- Envidar esforços para impedir despejos forçados, fazendo valer o direito inalienável à moradia;

- Promover programa de construção de cisternas residenciais para coletar água da chuva, diminuindo os problemas de alagamentos e reservando água para necessidades domésticas, entre outros.

Confira abaixo o plano de governo de Francinaldo Leão para Teresina na íntegra