No início da tarde desta sexta-feira (05), frequentadores da Praia de Maramar , em Luís Correia , vivenciaram um momento inesperado ao se depararem com um tubarão-lixa, conhecido também como tubarão-pele ou tubarão-galha-preta, próximo à área de banhistas.
Testemunhas relataram que crianças e adultos estavam no mar quando o tubarão surgiu encalhado, gerando uma rápida reação dos banhistas, que saíram das águas correndo. Com o auxílio de um carrinho de mão, o tubarão-lixa foi transportado para uma área mais adequada ao seu habitat natural, longe da movimentação intensa de banhistas.
Segundo especialistas, avistamentos da espécie em águas costeiras não são incomuns nesta região, especialmente, durante o período de reprodução. Recomenda-se aos frequentadores das praias manterem a vigilância e seguirem as instruções das autoridades.
Tubarão-lixa
O tubarão-lixa é comumente encontrado em águas rasas e costeiras. O tubarão é da espécie Ginglymostoma cirratum , conhecida como tubarão-lixa, devido à textura áspera da sua pele, ou como tubarão-enfermeiro. É um animal dócil que se alimenta de pequenos animais que encontra no fundo do oceano.