O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) suspendeu, nesta sexta-feira (05), a greve dos professores da rede municipal. Dessa forma, os professores retornam à sala de aula.

O professor Sinésio Soares, presidente do Sindserm, explicou que a medida foi necessária para que a Justiça julgue um agravo impetrado pelo sindicato.

Foto: Reprodução/Ascom Sindserm
Sindserm durante assembleia em que se definiu pela suspensão da greve

“Houve uma suspensão da greve, porque a Justiça concedeu uma liminar e nós realizamos um agravo interno e o Judiciário não julgou nosso agravo ainda. A gente não pode passar 30 dias sob essa liminar, porque o agravo não tem efeito suspensivo. Então, nós suspendemos a greve para que a Justiça julgue o agravo e não cause nenhum prejuízo aos profissionais que estão legalmente em greve”, disse Sinésio.

Ainda assim, o sindicato aguarda julgamento do agravo e podem continuar o movimento paredista a qualquer momento. Na prática, a classe pede cumprimento da Lei Federal 11.738/2008, que institui o Piso Salarial Nacional e do Acórdão 219/2023, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que determina reajuste salarial.