O juiz Dr. Ítalo Márcio Gurgel de Castro determinou, nessa terça-feira (30), a suspensão imediata de divulgação de pesquisa de intenção de votos para prefeito de Barro Duro realizada pelo instituto Datamax, por supostas irregularidades.
A comissão municipal do PSD em Barro Duro apontou em sua representação que a pesquisa tenta polarizar uma disputa local ao mencionar e vincular os nomes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente Jair Bolsonaro aos dois candidatos a prefeito da cidade que figuram na frente em diversas consultas de intenção de votos, Elói Pereira (PSD) e Cléia Abreu (PT). Segundo a peça, trata-se de apoios políticos nacionais que ocorreram em eleição passada.
Dessa forma, a pesquisa “atrai para o eleitor pesquisado a ideia de vinculação da sua escolha à situações passadas em nível nacional, o que foge ao escopo da pesquisa eleitoral local”, conforme consta em trecho da representação.
Diante disso, o juiz Dr. Ítalo decidiu acatar o pedido liminar de suspensão imediata da pesquisa, prevista para ser divulgada no dia 03 de agosto, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais).
Além disso, determinou a citação do instituto Datamax, para que apresente defesa no prazo de dois dias.