As coordenações de endemia e epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior, realizaram na manhã desta sexta-feira (26), uma fiscalização no mercado público no centro da cidade. A ação também ocorreu no Bairro de Lourdes, e teve o objetivo de prevenir e conscientizar a população a respeito da dengue.

No mercado, houve a vistoria de bueiros, e outros pontos que pudessem ser locais de proliferação de larvas. Joy Kelson coordenador de Epidemiologia, e Raimundo Barros, endemias, acompanharam o trabalho, que também está sendo feito com inseticidas (fumacê), para o controle do mosquito adulto.

Segundo Raimundo Barros, não se pode considerar um surto de dengue, uma vez que para isso é necessário um quantitativo de notificações para se fazer uma análise.

"Não consideramos um surto. Os agentes de endemias realizam as visitas com regularidade, e intensificam os trabalhos quando há relatos de possíveis casos. É feito um controle vetorial, na procura e identificação de focos", disse.

Com relação as pessoas que apresentarem sintomas, o coordenador orienta que procurem as Unidades Básicas de Saúde, para que os casos possam ser notificados, e assim ajudar a descobrir a situação de cada local.