O governador Rafael Fonteles nomeou nesta segunda-feira (22), 205 novos soldados aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí. O evento marcou também o aniversário de 80 anos da corporação e ocorreu no Ginásio Arena Verdão, em Teresina.

Rafael Fonteles ressaltou que a nomeação é a maior já registrada no estado e que o objetivo é dobrar o efeito até o fim do mandato. “Hoje é maior nomeação de bombeiros militares da história do Piauí, são 205, devidamente formados. O nosso compromisso é nomear até 400 no nosso mandato, dobrando, portanto, o efetivo do Corpo de Bombeiros permitindo que a gente consiga descentralizar as ações em todo o estado, fortalecendo as sedes do interior e fazendo novas sedes em Esperantina, Paulistana, Valença, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente garantindo uma melhor proteção à nossa cidade no que diz respeito a incêndios e em várias situações especiais salvando vidas”, pontuou o governador.

O governador pontuou também a promoção de mais de 60 bombeiros, além dos investimentos feitos na corporação. “São mais de 60 bombeiros foram promovidos, entre praças e oficiais, valorizando também a carreira fora os investimentos que temos feito periodicamente em equipamentos e infraestrutura física para que a gente tenha um trabalho efetivo resolutivo dessa força de segurança tão importante para os piauienses”, concluiu.

Novo curso de formação

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, reforçou que mais aprovados serão convocados para um novo curso de formação. “Nós vamos fazer em breve um outro curso de formação, dobrando a capacidade, dobrando o contingente e assim estabelecendo o Corpo de Bombeiros nas mais diversas regiões do Estado do Piauí”, declarou.

Comandante

O comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel José Rêgo, destacou a importância dessas nomeações para a corporação. “Hoje é um momento de muita alegria para toda a corporação. Com essas nomeações, nós estamos, praticamente, dobrando o nosso efetivo para fortalecer nossas ações aqui na capital e no interior do estado”, afirmou.

“Nessa gestão atual nós recebemos uma série de investimentos, com melhoria da nossa infraestrutura, equipamentos e agora de pessoal. Com estes investimentos, a qualidade do nosso serviço vai melhorar consideravelmente e quem ganha com tudo isso é a sociedade piauiense”, pontuou o coronel José Rêgo.

Nomeada

Mônica Cardoso, a primeira colocada no curso de formação, falou sobre a capacitação que eles receberam nos últimos seis meses. Ela é uma das 20 mulheres nomeadas. “Foram seis meses muito cansativos, tanto física quanto mentalmente, mas, graças a Deus, nós conseguimos finalizar. Foram ministradas matérias, como salvamento em altura, salvamento terrestre, salvamento aquático, APH, técnica de maneabilidade de incêndio, e, por meio dessas técnicas e dessas instruções, nós conseguimos nos capacitar para ingressar na corporação agora com êxito e Graças a Deus, hoje seremos soldados e não mais alunos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí”, relatou.