O vereador Markim Costa (PRD) formalizou apoio ao pré-candidato à Prefeitura de Teresina, deputado estadual Fábio Novo, durante anúncio na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (19). Em conversa com o GP1, Novo explicou que foi procurado pelo vereador que expôs a insatisfação com o suposto privilégio que vinha sendo dado pelo Palácio da Cidade a alguns membros da chapa proporcional do Partido Renovação Democrática (PRD).

Ainda de acordo com Fábio, Markim Costa não é um estranho no grupo do Governo e lembrou que ele trabalhou para eleger o governador Rafael Fonteles nas eleições de 2022. Desse modo, para Novo, não é estranha a decisão do parlamentar.

Foto: Pedro Oliveira/GP1
MArkim Costa e Fábio Novo

“Ele me procurou e demonstrou insatisfação com a situação política. Quando se montou a chapa [do PRD] havia um compromisso de não privilegiar candidatos, mas passou a ter isso dentro do Palácio da Cidade, com pré-candidatos a vereador que eram acompanhados por figuras fortes e isso desequilibrou, causou desconforto. Isso pesou para sua decisão, como também pesou o fato de ele não ser um estranho, Markim é do grupo do governador Rafael Fonteles, apoiou o governador em 2022, tem identidade conosco. Ele está abrindo mão da reeleição, de cargos e não tem nada mais altruísta do que isso”, elogiou Novo.

Markim Costa se manifestou e em seus argumentos sobre a mudança de lado, também justiçou a falta de equilíbrio da chapa proporcional de seu atual partido, bem o fato de ser aliado de primeira hora do governador do Estado. De acordo com ele, esses dois ingredientes o fizeram tomar as decisões já anunciadas.

"O deputado Fábio Novo já faz parte do time que a gente apoiou em 2022, já tínhamos participado da campanha do governador Rafael Fonteles. Foi uma decisão natural da gente fez, ainda mais depois que começamos a formação da chapa do PRD. Na reta final nós aceitamos o prefeito e acabou que força do Palácio da Cidade estava desequilibrando esse jogo. Então, a gente achaque não é justo. A gente sempre prezou por uma chapa equilibrada onde você sentisse o direito de disputar sem privilegiar um, ou outro", explicou Markim.